18.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de julho, 2025

Grosseto sedia audiência preliminar sobre Costa Concordia

Geral – 03/03/2012 – 12:03

 A audiência preliminar sobre o naufrágio do cruzeiro Costa Concordia em frente à ilha italiana de Giglio, que deixou 25 mortos e sete desaparecidos, acontecerá neste sábado em Grosseto diante de centenas de pessoas, mas com a ausência do principal acusado, o capitão Francesco Schettino. A audiência, que será realizada a portas fechadas, acontecerá no Teatro Moderno Grosseto para que cerca de 800 pessoas, entre advogados, promotores e testemunhas, possam comparecer.

Conheça o cruzeiro de luxo que naufragou na Itália

Por enquanto, só se sabe que hoje os promotores e os advogados dos nove investigados, assim como os representantes dos náufragos e da companhia Costa Cruzeiros, designarão os peritos para analisar o conteúdo da caixa-preta. Além de Schettino, que responderá pelas acusações de homicídio, naufrágio e abandono de embarcação, a promotoria de Grosseto também investiga os oficiais Ciro Ambrosio, Andrea Bongiovanni, Roberto Bosio, Silvia Coronica e Salvatore Ursino.

Os promotores também investigam três dirigentes da Costa Cruzeiros: o vice-presidente executivo de operações da frota, Manfred Ursprunger; o chefe da Unidade de Crise, Roberto Ferrarini; e o superintendente da frota do navio, Paolo Parodi. Estes últimos são suspeitos de homicídio culposo, naufrágio e omissão na comunicação às autoridades marítimas.

Naufrágio do Costa Concordia

O cruzeiro Costa Concordia naufragou na sexta-feira, dia 13 de janeiro, após colidir em uma rocha nas proximidades da ilha de Giglio, na costa italiana da Toscana. Mais de 4,2 mil pessoas estavam a bordo. Até sábado, dia 28, 17 mortes haviam sido confirmadas. Ainda há desaparecidos, e prosseguem os trabalhos de busca, mas apenas na parte da embarcação que não está submersa. O Itamaraty informou que 57 brasileiros estavam a bordo do navio, mas nenhum deles está entre as pessoas não encontradas.

O navio, que tem 290 metros de comprimento e 114,5 mil toneladas, margeava a ilha de Giglio quando houve a colisão. Houve pânico e reclamações de despreparo da tripulação. O comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, foi acusado de ter abandonado o navio. Ele disse que estava no comando, mas um áudio divulgado para a imprensa, em que há uma discussão entre ele e a Guarda Costeira, indica que o capitão já estava na costa no momento do resgate.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas se despede da matriarca da família Cézero

Aos 95 anos, Magdalena Cézero morreu cercada de carinho, encerrando uma trajetória de quase um século Aos 95 anos, Magdalena Fernandes Cézero partiu em casa,...

Neste domingo, Três Lagoas vive a cultura da Folia de Reis com música, fé e almoço gratuito

A cidade de Três Lagoas será palco de um evento que une fé, tradição e cultura popular neste domingo, dia 13 de julho. A...

Festa Julina da Igreja São José promete noite animada neste sábado em Três Lagoas

A terceira edição da tradicional Festa Julina da Igreja São José acontece neste sábado (12), a partir das 18h, e promete agitar a comunidade...