23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 27 de julho, 2026

Grêmio e São Paulo têm desafios na pré-libertadores

Esporte – 23/12/2012 – 10:12

O sorteio da Libertadores de 2013, realizado nesta sexta-feira em Assunção (Paraguai), livrou os brasileiros de grupos da morte, mas não da altitude ou da possibilidade de confrontos nacionais. Grêmio e São Paulo, primeiros representantes do país a estrearem, terão dificuldades na fase prévia. O primeiro encara a LDU e os 2.850m de Quito (Equador). O segundo pega o Bolívar e os 3.660m de La Paz. Se avançarem, terão brasileiros como adversários: os são-paulinos entrariam no Grupo 3, que já tem o Atlético-MG, e os gremistas se juntariam ao Fluminense no Grupo 8.

A Conmebol ainda não marcou as datas dos jogos, mas a Pré-Libertadores será disputada entre as semanas do dia 23 e 30 de janeiro. A fase de grupos, entre as semanas do dia 6 de fevereiro e 17 de abril. Já nas fases de mata-mata, as oitavas de final será realizada entre as semanas de 24 de abril a primeiro de maio; as quartas entre as semanas de 15 a 22 de maio; as semifinais entre as semanas de 3 a 10 de julho; e a final nos dias 17 e 24 de julho.

Atual campeão, o Corinthians escapou dos argentinos, mas não deve ter vida fácil no Grupo 5. O colombiano Millonarios, que eliminou Palmeiras e Grêmio na última Copa Sul-Americana, teoricamente está entre os adversários mais competitivos. E as demais equipes da chave, apesar de serem inferiores tecnicamente, oferecem outros incômodos: a longa e desgastante viagem para enfrentar o Tijuana, campeão mexicano, e a altitude de 3.706m de Oruro, na Bolívia, para o duelo contra o San José.

O Atlético-MG é outro que não deu muita sorte no sorteio. Além do risco de encarar o São Paulo, pegou no Grupo 3 um argentino, o Arsenal de Sarandí, e o The Strongest, situado em La Paz.

O Palmeiras, no Grupo 2, terá como maior adversário o Libertad, atual campeão paraguaio. O Sporting Cristal, apesar do título no Peru, não deve ser um grande problema. O outro adversário sai do confronto entre o argentino Tigre, vice-campeão da Sul-Americana, e o venezuelano Deportivo Anzoátegui.

Para o campeão brasileiro Fluminense, cabeça de chave no Grupo 8, a maior dificuldade virá da fase prévia, em que se enfrentam Grêmio e LDU, carrasco em 2008 na final da Libertadores e em 2009 na final da Copa Sul-Americana. Os outros dois adversários do Tricolor são o Huachipato, campeão chileno, e o Caracas, da Venezuela.

Os cariocas escaparam de pegar um adversário argentino graças ao regulamento, que não permite que dois times do mesmo país se enfrentem em um grupo, a não ser que um deles venha da fase prévia. O Caracas foi sorteado para o Grupo 7, que já tinha o venezuelano Deportivo Lara como cabeça de chave. Com isso, o Caracas foi remanejado para o Grupo 8, deixando a única outra opção do pote 3, o Newell’s Old Boys, para o Grupo 7.

Se há um grupo da morte, é o do Boca Juniors. Os atuais vice-campeões da Libertadores enfrentam o Barcelona de Guayaquil, campeão equatoriano e considerado o time mais forte do país; o Nacional, adversário tradicional do Uruguai e detentor de três títulos na competição; e o Toluca, representante mais experiente entre os três mexicanos nesta Libertadores.

A cerimônia começou com um solo de guitarra do músico brasileiro Rafael Moreira, seguido do discurso do presidente da Conmebol, Nicolás Leoz. Após uma longa sessão de homenagens para personalidades do futebol sul-americano – como o técnico argentino José Perkeman, o goleiro colombiano Mondragón e o ex-meia boliviano Melgar -, Leoz entregou uma réplica da taça Libertadores ao presidente do Corinthians, Mário Gobbi. Ele subiu ao palco ao lado de José Maria Marin, presidente da CBF, e Marcos Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS registra explosão de homicídios e 2026 caminha para ser um dos anos mais violentos da última década

Estado já contabiliza 294 assassinatos nos primeiros sete meses do ano, número 35% maior que o registrado no mesmo período de 2024 e acende alerta na segurança pública

Briga entre irmãos deixa homem com traumatismo craniano no Jardim Flamboyant em Três Lagoas

Discussão dentro de residência terminou em luta corporal, traumatismo craniano e vítima internada sob escolta policial após polícia identificar ordem de prisão em aberto

Novo Plano Diretor prevê estudos para mudança do aeroporto em Três Lagoas

Legislação amplia a verticalização, acompanha o crescimento da cidade e inclui no planejamento estudos sobre uma futura transferência do Aeroporto Plínio Alarcon
error: Conteúdo Protegido