20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Governo tenta agilizar volta de corintianos libertados

25/07/2013 – Atualizado em 25/07/2013

Presidente Dilma Rousseff ajudou a intermediar soltura dos brasileiros com Evo Morales

Por: R7

Os cinco torcedores corintianos que ainda estão presos em Oruro, na Bolívia, devem ser libertados, depois de a Justiça boliviana ter autorizado parecer favorável à soltura deles.

Na tarde desta quarta-feira (24), a Gaviões da Fiel chegou a comemorar a liberdade dos cinco torcedores do Corinthians que ainda estão presos na penitenciária San Pedro, em Oruro. Contudo, em nota oficial, o Timão esclareceu que eles continuam presos, mas que receberam um parecer favorável da Justiça boliviana.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou a negociação intermediada pelo governo brasileiro para que uma indenização fosse paga à família do adolescente Kevin Spada, morto por um sinalizador usado por torcedores do Corinthians durante um jogo em Oruro, pela primeira fase da Copa Libertadores de 2013.

— Há expectativa de desenlace e libertação nas próximas horas. As providências logísticas para que esses cidadãos possam retornar ao Brasil estão sendo tomadas.

Patriota não quis dizer, no entanto, se os torcedores poderão voltar imediatamente ao Brasil. O ministro disse ao blog do Ministério das Relações Exteriores que até a presidente Dilma Rousseff ajudou nas negociações para soltar os brasileiros:

— Desde o início, estivemos muito ativos nos contatos com o governo boliviano a partir de um primeiro contato entre a presidente Dilma e o presidente Evo Morales, poucos dias depois do incidente. Ela determinou que eu fosse à Bolívia, e me encontrei com as autoridades bolivianas em Cochabamba. A embaixada em La Paz esteve muito atenta à situação humanitária de todos eles, prestando todo o apoio possível e conseguindo assegurar as condições mais dignas possíveis de detenção.

Nesta quarta-feira (24), o Ministério da Justiça anunciou que um acordo havia sido feito para que o Corinthians pague US$ 50 mil (R$ 113 mil) em indenização à família do jovem morto. A negociação, feita entre a Justiça boliviana e os advogados de defesa do clube, foi intermediada pela Defensoria Pública da União e pelo Ministério Público do Distrito de Oruro. Esse pagamento permitiu a libertação dos torcedores.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira Central recebe mais uma ação itinerante de vacinação contra a gripe neste sábado (27)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realiza neste sábado, dia 27 de junho, mais...

Morre Marcelo Miranda, ex-governador de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul amanheceu de luto nesta terça-feira (23) com a notícia da morte de Marcelo Miranda Soares, ex-governador do Estado. Ele tinha...

Jaime Verruck destaca transformação econômica de MS e aponta novos desafios do desenvolvimento

Ex-secretário do governo Riedel detalha bastidores do crescimento do Vale da Celulose, avanços logísticos e projeções políticas durante entrevista à Rádio Caçula