13.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Governo repassa R$ 1,7 milhão a empresa para medir eficácia dos agrotóxicos

Foco será o monitoramento de defensivos agrícolas nas plantações de milho e soja

28/10/2019 14h51
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O governo do Estado vai repassar R$ 1,7 milhão para empresa privada para monitorar a eficiência de defensivos agrícolas em lavouras de soja e milho de Mato Grosso do Sul. Recurso para o convênio assinado nesta segunda-feira será retirado do orçamento da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul).

Entre janeiro e julho deste ano, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) aprovou a comercialização de 80 novos produtos agrotóxicos no Estado. Dos 80 novos agroquímicos liberados, 28 são classificados como “extremamente tóxicos” e outros dez carregam o selo de “altamente tóxicos”. Os produtos variam entre herbicidas, inseticidas, fungicidas, acaricidas, formicidas, nematicidas, bactericidas e agentes biológicos de controle.

Alguns efeitos causados pelos defensivos vão ser monitorados por tecnologia desenvolvida pela Fundação MS, empresa privada com 26 anos de experiência na área de pesquisa e difusão, para execução do “Programa Validação das Tecnologias para as Culturas de Soja e Milho em MS”, cujo objetivo é gerar informações sobre a eficiência dos agrotóxicos no controle dos principais problemas fitossanitários das lavouras.

Com os resultados da pesquisa, será possível definir estratégias de adubação com calcário, fósforo e enxofre, bem como posicionar as melhores cultivares de soja e híbridos de milho em mais de 10 regiões agrícolas do Estado na safra 2019/2020. “Recurso que você coloca do Fundo e que acaba voltando ao setor produtivo em benefício”, disse Reinaldo Azambuja após assinar o convênio de repasse de recursos.

Para o governador, o trabalho desenvolvido pelos centros de pesquisa é fundamental para dar segurança ao produtor e estabilidade à produção, mesmo nas intempéries. “Temos tido anos de clima irregular e mesmo assim temos mantido uma produtividade média muito melhor do que já tivemos no passado. Isso tudo é fruto do trabalho dos institutos de pesquisa”, avalia o gestor.

Diretor-presidente da Fundação MS, Luciano Muzze, agradeceu o apoio do setor público para a execução do projeto. “É um ente importante para que a gente possa sempre trazer soluções tecnológicas para o crescimento e o desenvolvimento da agropecuária sul-mato-grossense”.

Segundo ele, a pesquisa é a principal ferramenta para o aumento da produtividade com redução do custo de produção.

Também presente no ato de assinatura do convênio, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Saito, destacou a importância da atuação do Governo do Estado “no reconhecimento do trabalho que é realizado pela iniciativa privada”, assim como o “entendimento que o governador tem a respeito da ciência para o desenvolvimento do Estado”.

Ainda participaram do ato o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo; o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja-MS), André Dobashi; e o diretor-executivo da Fundação MS, Alex Merlotto.

Queda – De janeiro a setembro de 2019, Mato Grosso do Sul acumula um saldo de US$ 2,264 bilhões na balança comercial. O valor é menor em relação ao mesmo período do ano passado que foi de 2,461 bilhões. A exportação do milho disparou e teve aumento de 337,15% em relação ao mesmo período do ano passado, mas a soja caiu significativamente.

Informações do site Campo Grande News

Entre janeiro e julho deste ano, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) aprovou a comercialização de 80 novos produtos agrotóxicos no Estado (Foto: Reprodução/MST)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Diretor do Departamento de Trânsito orienta motoristas sobre cuidados em dias de chuva

As chuvas intensas exigem atenção redobrada de quem está no trânsito. Mas você sabe quais são os principais riscos enfrentados por motoristas, motociclistas e...

Larvitrampas reforçam combate ao mosquito da dengue e ajudam na prevenção de surtos em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utiliza as larvitrampas como uma importante ferramenta de monitoramento e combate...

RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas

Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados...