30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Governo reafirma: sem mudanças na legislação de patentes para o Ozempic

Após a divulgação de que a fabricante do Ozempic sugeriu mudanças nas regras de patentes, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio afirmou que “não há previsão para alterar a legislação de propriedade industrial” do país.

Em dezembro, o presidente e CEO Global da Novo Nordisk, empresa dinamarquesa que fabrica o Ozempic, realizou uma reunião virtual com o vice-presidente e chefe do ministério, Geraldo Alckmin (PSB).

Segundo o ministério, sem alterar a lei de patentes, o governo se compromete a reduzir o tempo que os laboratórios levam para obter o registro de medicamentos, sem afetar o limite de prazo das patentes. Em nota, o ministério informou que o prazo de registro já caiu de 6,9 anos para 4,4 anos desde janeiro de 2023.

No Brasil, o período máximo que as farmacêuticas podem garantir a exclusividade sobre a produção de medicamentos é de 20 anos. No entanto, laboratórios argumentam que o país deveria prolongar esse período devido à demora na obtenção do registro dos remédios. Isso poderia estender a vida útil das patentes.

No caso do Ozempic, a quebra de patente está prevista para 2026, o que poderia reduzir o preço do medicamento, conhecido por sua ação emagrecedora. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional um artigo da Lei de Propriedade Industrial que permitia que as patentes durassem mais de vinte anos. Em 2023, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou pedido da Novo Nordisk para prorrogar a patente do Ozempic até 2036.

O debate sobre as patentes continua, mas o governo reafirma seu compromisso em agilizar os processos de registro, mantendo a legislação vigente.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros

Estudo mostra impacto de vídeos curtos no desenvolvimento infantil

Pesquisadoras alertam para comportamento de dependência