24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Governo quer agilizar doação de terrenos da União a estados e municípios

Geral – 31/12/2011 – 08:12

O governo federal pretende modernizar o sistema de controle dos terrenos públicos para garantir mais rapidez aos pedidos de doação feitos por estados e municípios.

“Queremos ser mais ágeis, para dar resposta mais rápida ao cidadão. O pedido varia de acordo com cada caso, mas o prazo não é satisfatório”, disse a secretária de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, Paula Motta.

Para isso, foi desenvolvido um plano estratégico para aperfeiçoar a gestão dos patrimônios públicos da União. No documento, constam dez desafios até 2014.

Segundo a secretária, o governo federal manterá o sistema de doação de terrenos da União, em 2012.

Ela informou que o trabalho iniciado este ano terá continuidade durante todo o mandato da presidenta Dilma Rousseff.

“O modelo de doação de terrenos é um dos carros-chefe da política atual. O governo está voltado para fazer com que a terra pública sirva de base para políticas de interesse social”, destacou.

A iniciativa visa a acelerar o desenvolvimento das políticas públicas. Cerca de 12,2 milhões de metros quadrados de terrenos da União foram doados em 2011 para construção de habitações populares do Programa Minha Casa, Minha Vida e para ações de regularização fundiária. Quinze mil famílias de baixa renda foram beneficiadas.

Mais 138 imóveis foram destinados para apoiar políticas de cultura, transporte, saneamento e habitação de interesse social, além de projetos para ampliação ou instalação de órgãos públicos.

Em 2011, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) realizou cerca de 450 atos de destinação de imóveis para a administração pública federal.

Entre eles estão doações, entregas, cessões de uso gratuito e oneroso, arrendamentos e permissões de uso dos imóveis da União. Todas as unidades da Federação foram beneficiadas.

A secretaria também repassou 1,7 milhão de hectares na Amazônia ao Ministério do Meio Ambiente para a regularização fundiária de seis unidades de conservação de uso sustentável.

Entre elas está a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, no município de Gurupá, área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.(

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prazo para solicitar isenção do IPTU 2026 segue aberto em Três Lagoas

Benefício pode ser solicitado por aposentados, pensionistas e pessoas com doenças graves, conforme critérios previstos em lei municipal A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e...

Mulheres da segurança pública recebem homenagens em solenidade na Câmara

Profissionais foram reconhecidas por atuação na proteção da sociedade durante cerimônia realizada na noite de segunda-feira Uma solenidade realizada na noite desta segunda-feira, 15 de...

MS cria nova empresa para gerir patrimônio ambiental

Transformação da MS Mineral amplia atuação para créditos de carbono, biodiversidade e gestão sustentável dos recursos naturais A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul...