34.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de setembro, 2025

Governo planeja retomar auxílio emergencial depois do carnaval

Ideia é que a expansão do benefício fique fora do teto de gastos

10/02/2021 07h35
Por: Gabrielle Borges

BRASÍLIA E SÃO PAULO — O presidente Jair Bolsonaro deve anunciar, depois do carnaval, a prorrogação do auxílio emergencial, que deve começar a vigorar em março. A nova rodada seria de três parcelas de R$ 200, mas para metade dos trabalhadores que foram atendidos no ano passado, segundo o plano que está em estudo.

A ideia é que o custo com a extensão do benefício fique fora do teto de gastos, regra fiscal que impede que as despesas públicas cresçam mais que a inflação do ano anterior. Mas a equipe econômica ainda defende que qualquer medida seja compensada por ações de ajuste fiscal.

A estratégia é bancar o novo auxílio por meio de créditos extraordinários, espécie de liberação de dinheiro público que não é sujeita ao teto.

O mecanismo foi o mesmo adotado no ano passado para fazer frente às despesas emergenciais do combate à pandemia, inclusive os R$ 294 bilhões gastos com a medida em 2020.

O Ministério da Cidadania, que controla o Bolsa Família e operacionaliza o auxílio emergencial, está sob o comando de Onyx Lorenzoni. O ministro será transferido pela Secretaria-Geral. Anteriormente, prevista para o dia 19, a posse foi adiada para o dia 24 de fevereiro.

Nos últimos dias, líderes do Congresso têm defendido a prorrogação dos repasses, em meio ao agravamento da situação da pandemia.

Na segunda-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que uma solução para o impasse poderia ser alcançada nesta semana e que o pagamento da ajuda aos trabalhadores informais não poderia depender da aprovação de medidas de ajuste fiscal.

Fonte: Jornal O Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Juros do cartão rotativo disparam e alcançam 451,5% ao ano em agosto

Dados do Banco Central apontam aumento das taxas de crédito para famílias e empresas, com destaque para a modalidade mais cara do mercado As taxas...

Banana-maçã corre risco de sumir do mercado sul-mato-grossense

Doença fúngica ameaça a produção da variedade mais querida por consumidores e preocupa agricultores em MS Um dos tipos mais populares entre os consumidores e...

Espetáculo “O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias” encantou famílias em Três Lagoas

Apresentação gratuita reuniu cerca de 150 famílias na Praça Ramez Tebet e celebrou a tradição circense com influências árabes