33 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Governo federal estuda extinguir horário de verão no Brasil

21/09/2017 10h39

Por: Ana Carolina Kozara

Amado por muitos e detestado por outros, o horário de verão pode não chegar em 2017, isso porque depois de 32 anos ininterruptos de implantação no Brasil, o governo está avaliando a conveniência ou não de adotar o horário este ano. A informação foi repassada à imprensa pela Casa Civil da Presidência da República.

O horário é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A última edição aconteceu entre o dia 16 de outubro de 2016 e 19 de fevereiro de 2017.

O assunto é de competência do Ministério de Minas e Energia e não existe um prazo formal para que a decisão seja tomada.

A reavaliação da medida se baseia em estudos recentes do ministério, que mostram “efetividade decrescente” do horário de verão nos últimos anos. Segundo esses relatórios, o perfil de consumo da energia elétrica mudou e, com isso, a mudança do relógio economiza cada vez menos energia.

Na ultima edição No período, a economia foi de R$ 159,5 milhões, decorrentes da redução do uso de usinas termelétricas para complementar a geração de energia.

Se nada for anunciado nas próximas semanas, o horário de verão deve entrar em vigor no dia 15 de outubro, em dez estados e no Distrito Federal. Nessas regiões, o relógio deve ser adiantado em uma hora até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maior fábrica de celulose do mundo é do Brasil e vai entrar em operação

No cenário global, um acontecimento de extrema relevância está prestes a acontecer no setor da celulose. A maior fábrica do mundo, localizada na cidade...

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.