23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Governo eleva para 10,6% taxa de retorno de concessões ferroviárias

23/11/2015 – Atualizado em 23/11/2015

Trecho de Três Lagoas está incluido.

Por: Reuters

O Ministério da Fazenda informou nesta segunda-feira que decidiu elevar a taxa interna de retorno (TIR) de referência para os investidores interessados nos próximos leilões de concessões de ferrovias do país, de 8,5 por cento para 10,6 por cento.

A “atualização tem objetivo de tornar os ativos ferroviários no Brasil competitivos com relação a alternativas semelhantes de investimento”, afirmou o ministério em comunicado à imprensa.

As concessões de ferrovias estão situadas em importantes áreas agrícolas brasileiras, o que poderá elevar a competitividade do agronegócio e de outros produtos do país no futuro.

A medida ocorre depois de o governo federal já ter elevado a taxa de retorno das novas concessões de aeroportos, portos e rodovias, em julho, também em esforço para tornar o programa de concessões mais atraente ao investidor.

A Fazenda apontou que o valor de referência não equivale à taxa efetiva de retorno dos próximos leilões, que depende de características de cada concessão.

Entre os trechos ferroviários a serem concedidos na segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) envolvem a que passa por Três Lagoas (MS), com investimento de 4,9 bilhões de reais.

Procurado, o Ministério dos Transportes não soube estimar quando os leilões vão ocorrer ou estimativa de arrecadação, mas afirmou que os estudos sobre as concessões “estão prontos”.

(Por Priscila Jordão, com reportagem adicional de Marcela Ayres, em Brasília)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Última segunda de 2025 será marcada por calor e possibilidade de chuva em Três Lagoas

Avanço de frente fria e alta umidade podem provocar instabilidade na região, segundo o Cemtec-MS.

Bolsa Família: Confira o calendário de pagamentos do para 2026

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)...

Novo pedinte ocupa o mesmo ponto de “Cheiroso” na Filinto e reacende debate

Vazio deixado no canteiro central foi rapidamente preenchido; aumento de pedintes em diferentes regiões da cidade preocupa moradores e expõe limites das políticas públicas Menos...