19 C
Três Lagoas
terça-feira, 6 de maio, 2025

Governo Dilma gastou quase R$ 14 bi em contratos sem licitação

Política – 18/01/2012 – 11:01

No primeiro ano de governo, a presidente Dilma Rousseff deu prioridade a gastos públicos feitos sem licitação, opção criticada pelos órgãos de controle interno e que limita a competição entre fornecedores.

Segundo os dados do Ministério do Planejamento, as compras e contratações de serviços com dispensa ou inexigibilidade de licitação cresceram 8% em 2011, atingindo R$ 13,7 bilhões na administração federal, autarquias e fundações. A assinatura de contratos com empresas escolhidas sem concorrência nos dez primeiros meses de gestão de Dilma atingiu 47,84% do total, a maior fatia desde 2006. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Para o ministro José Jorge, do TCU, o menor uso de licitações favorece o descontrole de gastos, além de irregularidades em contratações, como o conluio entre empresas. “É preocupante, porque o grande fator de controle, tanto de preços quanto da qualidade, é a licitação. Toda vez que se foge dela, a probabilidade de haver problemas é maior”, afirmou.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas realiza solenidade em alusão aos 120 dias de gestão do Dr. Cassiano Rojas Maia

O Gabinete Municipal do Prefeito de Três Lagoas, em nome de todas as secretarias da administração municipal, convida a população para a solenidade em...

Com apoio da Prefeitura, atletas de Três Lagoas avançam no Brasileiro e seguem rumo ao Sul-Americano

Os atletas Thomas Ryu Kobayashi e Danilo Yudi Hatsunoma, da Associação Zanon de Karatê (AZK) — que conta com o apoio da Prefeitura de...

Três Lagoas terá previsão de tempo firme e calor moderado nesta terça-feira

Alta pressão atmosférica mantém estabilidade e exige atenção com hidratação devido à baixa umidade.