20.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril, 2025

MS institui Programa de Verticalização da Educação Profissional Técnica e Superior na Rede Estadual

Iniciativa integra a formação técnica de nível médio à formação superior, ampliando oportunidades e consolidando trajetórias educacionais contínuas

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a criação do Programa de Verticalização da Educação Profissional, no âmbito da REE/ MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul). A iniciativa tem como foco articular e fortalecer a formação técnica dos estudantes do ensino médio, promovendo a continuidade dos estudos em cursos superiores de tecnologia, de maneira integrada e contínua.

O objetivo principal do programa é oferecer itinerários formativos profissionais contínuos, permitindo que os estudantes iniciem sua qualificação profissional técnica no ensino médio e prossigam seus estudos em cursos superiores, ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais. A ação busca preparar jovens sul-mato-grossenses para as demandas do mundo de trabalho contemporâneo, que exige formação sólida, competências técnicas atualizadas e progressão acadêmica consistente.

De acordo com a SED (Secretaria de Estado de Educação), o programa reforça o compromisso da gestão estadual com uma educação pública de qualidade, que valoriza tanto a formação cidadã quanto a formação técnica e tecnológica. A proposta está alinhada às diretrizes nacionais que reconhecem a educação profissional e tecnológica como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e social.

A implementação do Programa de Verticalização será realizada gradualmente, considerando as especificidades regionais, o perfil dos estudantes e as demandas do mundo de trabalho no Estado. Com essa medida, o Governo de Mato Grosso do Sul busca ampliar as perspectivas de carreira dos jovens e fomentar o desenvolvimento local, utilizando a educação como ferramenta de inclusão social e crescimento econômico.

Informações Agência de Notícias Governo MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ex-agente penitenciário e amante são condenados à mais de 25 anos por matar assassinar mulher em 2011

Edgard Lopes Cardoso e Sandra Mara dos Santos receberam penas de 16 e 12 anos de prisão, onde a justiça reconheceu o crime premeditado por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima.

Três Lagoas será sede de etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude

Entre os dias 16 de maio e 1º de junho, Três Lagoas será o palco da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de...

Polícia Federal abre 192 vagas em concurso para nível médio e superior

As inscrições para o concurso público da Polícia Federal (PF) estão abertas e podem ser feitas até 21 de maio. Ao todo, a instituição oferece 192...