30.6 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Governo de MS anuncia reformas em postos fiscais para fortalecer infraestrutura e fiscalização

O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou a homologação de quatro importantes licitações para a reforma e ampliação de postos fiscais e bases móveis em diferentes regiões do estado. As obras contemplam os postos fiscais de Alencastro e Selvíria; Ilha Grande e Foz do Amambaí; Ofaié, XV de Novembro e João André; além da base móvel Lampião Aceso.

Essas intervenções fazem parte de um pacote de investimentos que visa modernizar a infraestrutura de fiscalização estadual, melhorar as condições de trabalho dos servidores e fortalecer o controle de mercadorias nas fronteiras. A iniciativa é estratégica para o incremento da arrecadação e para o combate à sonegação fiscal.

O prazo para a conclusão das obras é de oito meses. Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, os investimentos representam mais do que a melhoria física das estruturas.

“Estamos fortalecendo a capacidade operacional do Estado em pontos estratégicos de entrada e saída de mercadorias. É uma ação que tem impacto direto na arrecadação e na competitividade de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário.

A reforma dos postos fiscais é uma demanda antiga dos servidores e usuários desses serviços. Com as melhorias, espera-se proporcionar mais comodidade aos contribuintes e melhores condições de trabalho aos fiscais, que muitas vezes precisam pernoitar nos locais devido às escalas de trabalho.

Conforme o secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira, as melhorias abrangem a modernização nas instalações e equipamentos de tecnologia, que visam atender os novos padrões de fiscalização e controle, que vêm sendo desenvolvidos e implementados pela secretaria.

“Além da melhoria na estrutura física, está prevista a instalação de novos equipamentos de monitoramento por câmeras, com integração aos sistemas informatizados de inteligência fiscal. Isso potencializará a qualidade na fiscalização, com abordagens mais seletivas e assertivas, coibindo de maneira mais efetiva as irregularidades fiscais e tentativas de evasão tributária”, destaca o secretário.

Além disso, a modernização dos postos fiscais está alinhada com as diretrizes de desenvolvimento sustentável do estado, que busca integrar eficiência administrativa com responsabilidade ambiental.

Nestas unidades é feita a fiscalização e controle de mercadorias em trânsito, para verificação da regularidade quanto ao cumprimento das regras formais e materiais de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

A expectativa é que as obras tragam benefícios significativos para a logística e a economia regional, reforçando o papel de Mato Grosso do Sul como um importante corredor de exportação do país.

Imagens: divulgação Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

6º Prêmio Professor(a) da Infância reconhece e valoriza práticas pedagógicas na Educação Infantil

Durante seu pronunciamento, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, ressaltou a relevância do prêmio como política pública voltada à valorização da educação infantil.

Prefeitura recebe kits para modernização das salas de vacina das USFs pelo Governo do Estado do MS

Os kits foram doados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Central da Rede de Frio do Estado

Comerciantes destacam horário estendido e reforço na segurança no fim de ano em Três Lagoas

Sueide Silva Torres e Nelson Alves Rodrigues detalham expectativa de vendas, importância de comprar no comércio local e ações de segurança para o período natalino.