Estado vai convocar 28 docentes de forma imediata e discutir nova etapa de chamamentos em 2026
O Governo de Mato Grosso do Sul vai realizar uma nova chamada de aprovados no concurso público para o cargo de professor efetivo da Rede Estadual de Ensino. O compromisso foi firmado nesta sexta-feira, 19 de dezembro, durante reunião do governador Eduardo Riedel com a direção da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.
No encontro, ficou definida a convocação imediata de 28 aprovados no concurso em andamento, com o objetivo de atender às necessidades atuais da Rede Estadual. A reunião contou com a participação dos secretários estaduais Frederico Felini, da Administração, e Hélio Daher, da Educação.
Segundo o secretário de Educação, a autorização do governador garante o reforço do quadro docente em áreas com demanda imediata. Ele também informou que uma nova reunião foi agendada para janeiro de 2026, quando será discutida a possibilidade de convocação de professores remanescentes do concurso, que poderão ser chamados ao longo do primeiro semestre, após estudos técnicos das secretarias envolvidas.
Para o secretário estadual de Administração, Frederico Felini, o diálogo com as categorias reforça o compromisso do Governo do Estado com os servidores públicos. De acordo com ele, a gestão mantém uma postura aberta ao diálogo, buscando avanços tanto na qualidade dos serviços públicos quanto nas condições de trabalho dos profissionais.
A presidente da Fetems, Deumeires Morais, avaliou o encontro de forma positiva e destacou os avanços obtidos. Segundo ela, além da chamada imediata dos 28 aprovados, já há uma agenda definida para discutir novas convocações de professores que estão na lista de espera, o que traz uma perspectiva favorável para a categoria.
Durante a reunião, outras pautas relacionadas à valorização dos servidores da educação e à melhoria das carreiras também foram debatidas entre o Governo do Estado e a entidade representativa.
com informações Agência de noticias do Governo de Mato Grosso do Sul


