Educação – 26/02/2013 – 13:02
O Governo de Andradina através do prefeito Jamil Ono (PT), firmou convênio com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), e está oferecendo um cursinho extensivo pré-vestibular totalmente gratuito aos jovens da rede pública.
É uma oportunidade aberta pelo município a 160 alunos que estão no terceiro ano do ensino médio ou que se formaram em escolas públicas e não tem condições financeiras de investir em um cursinho particular.
O prefeito oficializou a abertura das inscrições para o processo seletivo nesta segunda-feira (25), no gabinete, na companhia dos alunos da Unesp que estão na coordenação do cursinho, Diego Nervi, Thaís Duran e Cássio Oliveira, e com o vereador Marcelo Gimenez (PC do B), idealizador do projeto de lei aprovado pela Câmara e sancionado pelo Governo de Andradina.
As inscrições vão até o dia 8 de março e são feitas somente através do site www.feis.unesp.br/cursinho. Nesta página está disponível o edital completo. Não há nenhum custo de inscrição.
O Cursinho Diferencial, como é denominado, é uma parceria da Prefeitura com a Unesp onde alunos dos cursos do campus de Ilha Solteira irão ministrar as aulas. Segundo os alunos coordenadores nas cidades onde já é realizado o cursinho tem alto índice de aprovação nos melhores vestibulares do país.
Além de não ter que pagar nada pela oportunidade o aluno recebe também sem nenhum custo todo o apostilado e o material de apoio necessários ao curso que será iniciado no dia 18 de março e prosseguirá até novembro. As aulas serão no período noturno, das 19h20 às 23h.
Outra vantagem oferecida é que os integrantes do cursinho também terão isenção no vestibular da Unesp, ou seja, no final do ano o aluno que quiser tentar uma vaga nos cursos da universidade não pagará a taxa de inscrição.
“É uma oportunidade que nossos jovens têm de se prepararem para o vestibular com um curso gratuito de qualidade que dê condições de disputar uma vaga nas mesmas condições de quem freqüenta cursos preparatórios particulares”, comentou o prefeito Jamil Ono, ao lembrar que sempre estudou em escola pública, inclusive se formando em direito na USP e conseguiu, através de bolsa de estudo, fazer especialização no Japão.
Como o vereador que apresentou o projeto na Câmara, Gimenez estendeu a conquista aos demais vereadores que aprovaram a iniciativa por unanimidade e ao prefeito por ter agilizado o processo de maneira que as aulas já se iniciem neste começo de ano.
O Governo de Andradina vai investir cerca de R$ 160 mil durante o ano para custear os gastos e deslocamento dos professores e assim abrir essa chance aos jovens andradinenses de buscar a formação universitária inclusive em instituições estaduais e federais onde há uma grande competitividade por vaga.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação