Geral – 30/04/2013 – 13:04
A Arsae (Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Andradina) esta emitindo um alerta para as pessoas que tiverem um aumento na conta de água. A agencia reguladora indica como primeira coisa a se fazer é uma procura por vazamentos e caso o encontrem, devem tomar todas as medidas para consertar e informar a concessionária Águas de Andradina. A prestação de esclarecimentos à população é uma das cobranças do Governo de Andradina junto a agência reguladora que deve informar e orientar a população quanto cobrança de bom funcionamento do sistema de água e esgoto.
Segundo o presidente da Arsae, Ricardo Rocha, a maior incidência de queixas na agência é com relação a conta alta devido a vazamentos. “As pessoas ainda acham que esconder o vazamento é o melhor caminho, mas não é, pois no regulamento da concessão, no artigo 72, assim que arrumado o vazamento no imóvel, a empresa pode rever até duas contas seguidas com valor acima do normal, fazendo a média de seis meses antes do vazamento”, comentou Rocha.
Para identificar vazamentos na residência é necessário que confira o relógio de água (hidrômetro), deixando os registros na parede abertos e fechando bem todas as torneiras, desligar os aparelhos que usem água e não utilizar sanitários. Marque o número que o hidrômetro está marcando e depois de uma hora verifique se o número mudou, caso tenha mudado é que há algum vazamento na casa.
“O que vemos é que pessoas deixam de comunicar e as contas com valores maiores, já que existe vazamento, acabam se acumulando e quando é feito todo o processo, ela só consegue rever os valores das duas últimas contas. Por isso, pedimos que ao ter uma variação grande no valor da conta de água, já fique atento e procure por vazamentos”, disse o presidente.
Rocha informou ainda que se faz necessário verificar vazamentos em canos alimentados pela caixa d’água e nos alimentos direto pela rede da Águas de Andradina (torneiras de água da rua) e também nos vasos sanitários. “São testes simples e que mostram se a casa possui vazamento”, acrescentou ele.
No caso do vaso sanitário, basta jogar borra de café no vaso, se ela não se depositar no fundo é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Já no caso de águas da rua basta fechar o registro da parede, abrir a torneira e esperar a água parar de escorrer, colocando logo após um copo cheio de água na boca da torneira, se houver sucção da água do copo pela torneira é sinal de que há vazamento.
“Todos devemos ficar atentos e evitar o desperdício de água”, finalizou o presidente da Arsae.
Fonte: Assessoria de Comunicação


