29.2 C
Três Lagoas
domingo, 9 de agosto, 2026

Governo avalia retorno do horário de verão para enfrentar crise hídrica

Ministro de Minas e Energia destaca possíveis benefícios ao sistema elétrico e economia com a retomada da medida.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira, 11, que o governo federal está estudando a possível retomada do horário de verão. A medida, extinta em 2019, pode voltar como uma estratégia para mitigar os efeitos da atual crise hídrica sobre o setor elétrico, aumentando a confiabilidade do sistema energético.

Embora ainda não haja uma decisão oficial, Silveira explicou que a principal motivação para o retorno do horário de verão seria a redução do consumo de energia no horário de pico, além de possíveis benefícios à economia e ao turismo. “O impacto positivo no turismo também está sendo considerado, além da economia de energia,” disse o ministro.

O horário de verão foi criado em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural nos meses de verão, reduzindo o consumo de eletricidade. A prática foi adotada de forma contínua a partir de 1985, mas foi descontinuada em abril de 2019, no governo de Jair Bolsonaro, após análises indicarem que o aumento do uso de ar-condicionado anulava os benefícios esperados na economia de energia.

Em 2023, o governo Lula já havia avaliado que não seria necessário retomar o horário de verão, mas o cenário atual de incertezas energéticas reacendeu o debate sobre a viabilidade da medida.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas aproxima CRAS e escolas para fortalecer atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade

Reunião entre Assistência Social e profissionais da Rede Municipal de Educação busca melhorar encaminhamentos e integrar ações no território do CRAS Interlagos

Sexta parcela do IPTU vence na segunda-feira em Três Lagoas

Contribuintes que optaram pelo pagamento em até 10 vezes devem quitar a parcela até 10 de agosto para evitar juros e multas

Lixo entope bueiros e aumenta risco de alagamentos em Três Lagoas com chegada das chuvas

Equipes da Prefeitura retiram diariamente toneladas de resíduos das redes de drenagem e alertam para os perigos do descarte irregular nas ruas
error: Conteúdo Protegido