17.6 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho, 2026

Governo autoriza liberação de R$ 1,5 milhão de reais para UFMS

O Governo Federal autorizou, nesta terça-feira (26), a liberação de R$ 1,5 milhão de reais para UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

27/11/2019 10h20
Por: Ruth Farias

MATO GROSSO DO SUL – Por solicitação da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o Governo Federal autorizou, nesta terça-feira (26), à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a liberação de R$ 1,5 milhão de reais.

“Com o nosso trabalho, conseguimos a liberação dessa verba dentro do orçamento da universidade. A UFMS poderá utilizá-la imediatamente”, explicou o coordenador da bancada, senador Nelsinho Trad.

Segundo o parlamentar sul-mato-grossense, a bancada continuará trabalhando pela liberação de mais recursos para outras instituições de ensino. “Também solicitamos recursos para Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e estamos aguardando respostas positivas”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Atualmente, a UFMS atende 24 mil estudantes, distribuídos em 116 cursos de graduação e 61 cursos de mestrado e doutorado, além de cursos de pós-graduação lato sensu e residências médicas e multiprofissionais.

O reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, informa que solicitou à bancada federal o montante de R$ 51 milhões de emendas parlamentares previstas para a UFMS em 2019 que foram cortadas por determinação do governo federal.

“Recebemos o montante de R$ 1,5 milhão, com apoio da bancada federal de MS, com otimismo, em prol do desenvolvimento da educação de nossos jovens na UFMS. Esse valor representa um investimento inicial importante para a criação da Fábrica de Software, da Faculdade de Computação e para o estudo de viabilidade para a implantação do parque tecnológico em bioeconomia em nosso estado.

A UFMS espera que novos investimentos sejam destinados para o próximo ano, para que a “Universidade continue sendo referência em ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo no Brasil e a única do MS entre as melhores universidades do mundo”, disse o reitor da UFMS.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, explicando as necessidades da instituição para bancada federal. Foto: Cedida.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uma das maiores Campanhas do Agasalho já realizadas em Três Lagoas inicia entrega às famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, na tarde desta sexta-feira, 26 de junho, a entrega dos agasalhos e cobertores arrecadados durante a Campanha do...

VÍDEO: Casa do Trabalhador oferecerá vagas e orientação profissional na 1ª Feira da Cidadania

A população de Três Lagoas contará com diversos serviços gratuitos durante a 1ª Feira da Cidadania, que será realizada neste sábado (27), das 7h...

VÍDEO: Misto recebe o Aquidauanense neste sábado em Três Lagoas pela Série B estadual

O Misto Esporte Clube, o Carcará da Fronteira, volta a campo neste sábado (27) pela segunda rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de...