19.4 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Governo adia leilão de hidrelétricas alvos de disputa entre MS e SP

27/10/2015 – Atualizado em 27/10/2015

Governo adia leilão de hidrelétricas alvos de disputa entre MS e SP.

Estados ‘brigam’ para garantir arrecadação dos impostos gerados pelas hidrelétricas.

Por: Correio do Estado

O Ministério de Minas e Energia informou nesta terça-feira (27) que irá adiar o leilão de 29 usinas hidrelétricas com concessões vencidas, entre elas a de Jupiá e Ilha Solteira, alvos de disputa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo pelo benefício dos impostos cobrados em decorrência dos domicílios fiscais.

Os motivos do adiamento não foram informados pelo Governo Federal, que assegurou que o prazo de assinatura dos contratos de concessão continua programado para acontecer em dezembro de 2015.

ENTENDA

Em agosto, o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria no Diário Oficial reconhecendo que os dois empreendimentos estão no Estado de Mato Grosso do Sul, porém, os municípios paulistas de Castilho e Ilha Solteira questionaram a publicação. Três dias depois, o ministério publicou no Diário Oficial da União uma nova portaria, colocando a sede da Usina de Ilha Solteira no Rio Paraná.

Em setembro, as prefeituras de Três Lagoas e Selvíria protocolaram junto ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica) Aneel, Romeu Donizete Rufino, um ofício solicitando o cumprimento da decisão com trânsito em julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em que o domicílio das usinas são do Estado. “Estamos com cópias de diversos processos judiciais que atribuem a localização dos empreendimentos no Estado, ou seja; Três Lagoas e Selvíria, desta forma assegurando os repasses de ICMS, essa situação já foi decidida e precisa ser cumprida”, disse.

Diante do impasse, no edital de leilão das usinas, os empreendimentos aparecem divididos entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, demonstrando que ainda não há definição sobre qual estado será beneficiado com acréscimo na receita em decorrência dos impostos cobrados dos estabelecimentos.

PEDIDO IMPETRADO

Para o assessor jurídico da prefeitura de Três Lagoas, Clayton Mendes de Moraes, o edital reconhece que a casa de máquinas está em Três Lagoas, mas não deixa claro sobre a quem pertence a usina. “Queremos saber os motivos pela qual não saiu no edital que o domicílio fiscal da pertence à Três Lagoas. Há uma decisão judicial e não estão respeitando isso”. Clayton diz ainda que caso a Aneel não responda aos seus questionamentos ou não lhe dê respostas que sejam favoráveis, ele irá pedir a impugnação do edital.

Usina de Jupiá

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atingidos por golpe do INSS buscam ressarcimento em agências dos Correios

Descontos indevidos atingiram beneficiários em todo o País; Correios fazem atendimento gratuito e sem necessidade de ação judicial Cerca de 30 mil sul-mato-grossenses, entre aposentados...

Fiocruz alerta: casos graves de infecção respiratória ainda preocupam, apesar de queda

Boletim InfoGripe mostra que crianças pequenas são as mais afetadas e influenza A é principal causa de mortes entre idosos O número de casos de...

Saúde oferece capacitação em feridas para profissionais da Atenção Básica

Nos dias 16 e 17 de julho, A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o...