Geral – 20/03/2012 – 09:03
Para peemedebista, comissão não resolveria desvios na pasta
Os governistas no Senado subiram ao plenário nesta segunda-feira (19) para pedir alternativas a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as crescentes denúncias de desvio de verbas saídas dos cofres do Ministério da Saúde.
No começo do mês, o R7 revelou que a pasta foi a principal rota de desvio de dinheiro público nos últimos dez anos, de acordo com levantamento da CGU (Controladoria Geral da União). De 2002 pra cá, R$ 2,6 bilhões foram desviados de programas tocados pela pasta.
Ontem, os governistas tentaram diminuir o coro da oposição em favor da comissão. Primeiro o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que a criação da CPI não resolveria os problemas de corrupção na área.
– Não seria uma CPI que iria modificar essa situação. Já houve, no passado, CPIs sobre esse tema. O que nós precisamos, efetivamente, é punir de forma exemplar aqueles que foram pegos praticando malfeitos.
Já o senador Walter Pinheiro (PT-BA) tentou oferecer outras opções, como divulgar, na internet, informações sobre as licitações e compras realizadas pelos hospitais públicos.
- Por que um servidor público tem que tratar às escondidas com fornecedores do serviço público? Por que aquilo não pode ser pela rede mundial de computadores? Não é publico? Não é dinheiro público? Por que aquilo não pode ser anunciado?
Ele lembrou que o controlador-geral da União, ministro Jorge Hage, defendeu a aprovação da Lei de Acesso à Informação e tem defendido a ampla divulgação de dados sobre compras públicas na internet. Segundo o ministro, a publicação de informações sobre licitações poderia permitir à CGU antecipar-se à ocorrência das fraudes.
Apesar dos protestos, o PSOL prometeu começar a coleta de assinaturas ainda nesta terça-feira.
Fonte: R7