27.3 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Google criará mecanismo para ‘deletar’ informações de buscas

16/05/2014 – Atualizado em 16/05/2014

Por: Terra

O Google está desenvolvendo um mecanismo para apagar os dados de usuários que não querem suas informações disponíveis em buscas pela internet, segundo informa nesta quinta-feira o Wall Street Journal. O movimento ocorre depois de decisão da Corte de Justiça da União Europeia que determinou “o direito de ser esquecido” aos cidadãos do bloco.

Com a decisão os serviços de busca na Internet deverão remover informações que sejam “inadequadas, irrelevantes ou não mais relevantes”. Caso não o façam, podem ter de pagar multas. O Google já está recebendo pedidos para remover as informações pessoais ofensivas de seu sistema, mas de acordo com o Wall Street Journal o mecanismo que agilizará o processo estará disponível primeiro na Alemanha.

Sem o mecanismo automatizado, o Google teria de construir um “exército de especialistas em remoção” de conteúdo em cada um dos 28 países da União Europeia, incluindo aqueles em que o Google não tem operações, disse a fonte. Enquanto a ferramento não está disponível, é possível tentar a remoção por meio deste link, inclusive para quem não mora na Europa.

Os europeus podem submeter pedidos de remoção de conteúdo diretamente às companhias de Internet em vez de recorrer a autoridades locais ou publicações. O Google é o principal mecanismo de busca online na Europa, dominando cerca de 93% desse mercado, de acordo com a empresa de estatísticas global StatCounter. O Bing, da Microsoft, tem 2,4%, e o Yahoo, 1,7%.

A empresa disse estar decepcionada com a decisão, que segundo a companhia difere dramaticamente da opinião de um conselheiro da mesma corte que concluiu no ano passado que deletar informação de resultados de pesquisa poderia interferir na liberdade de expressão.

O Yahoo está “analisando cuidadosamente” a decisão para estabelecer o impacto para seus negócios e seus usuários, disse um porta-voz da empresa em comunicado. “Desde nossa fundação quase 20 anos atrás, apoiamos uma Internet aberta e livre, não uma Internet ofuscada pela censura.” A Microsoft não quis comentar a decisão.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...