17 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Golpistas usam promessa de ‘CNH facilitada’ para enganar população em grupos de WhatsApp

O Detran-MS (Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) alerta a população sobre um golpe que tem sido ofertado, principalmente, em grupos de WhatsApp com pessoas mais vulneráveis a caírem em golpes virtuais. Os golpistas se passam por representantes de órgãos oficiais e oferecem facilidades para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de cumprir as etapas exigidas por lei.

Trata-se de um golpe recorrente, no qual os golpistas prometem a emissão da CNH sem a realização dos exames e cursos obrigatórios, como se fosse um “atalho” para obter o documento. O estelionatário orienta a vítima a enviar fotos de documentos pessoais e a realizar um pagamento inicial de R$400, supostamente correspondente aos exames de aptidão física e mental.

Em um caso identificado no Mato Grosso do Sul, o golpista se apresenta como servidor do Detran-SP, e garante que a CNH será emitida, independente do Estado. O Detran-MS entrou em contato com o Detran-SP, para averiguar a autenticidade da identidade enviada na tentativa de dar credibilidade ao golpe, que confirmou se tratar se uma identificação falsa.

O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, alerta que “não há qualquer possibilidade de obtenção da CNH sem a realização de todas as etapas legais, como exames médicos e psicológicos, curso teórico, prova escrita, aulas práticas e exame de direção, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Qualquer proposta diferente disso é fraudulenta”.

A orientação é buscar sempre meios oficiais de informação. “Aos candidatos à primeira habilitação, é importante saber que o valor médio da primeira habilitação em Mato Grosso do Sul é de R$ 2,7 mil. Desconfie de ofertas com valores muito abaixo do mercado ou que prometem CNH sem autoescola”. Sempre consulte se o CFC (Centro de Formação de Condutores) está devidamente credenciado ao Detran-MS, acessando o portal de serviços MEU DETRAN (meudetran.ms.gov.br). No site, basta ir à aba “Habilitação”, clicar em “CFC” e depois em “Consultar CFCs”. A partir daí, é só escolher o município e verificar a situação da autoescola”, destaca o diretor.

Com mais de quatro décadas trabalhando no setor de CNH, Luiz Fernando afirma que o cidadão que cai nesse tipo de golpe não receberá nenhum documento válido e, se receber, será um documento falso, sem qualquer registro no sistema nacional. “Além de perder dinheiro, quem usa documento falso comete crime e poderá ser responsabilizado criminalmente, assim como quem fabrica ou fornece esse tipo de material”.

Outra recomendação é nunca enviar documentos por WhatsApp para desconhecidos e, em caso de dúvida, procurar uma agência do Detran-MS ou os canais oficiais do Detran-MS: Portal de Serviços Meu Detran ou a assistente virtual Glória no whatsapp número (67)3368-0500.

Mato Grosso do Sul identificou essa tentativa de golpe, porém a Ouvidoria ou a Glória não registraram casos de pessoas que tenham caído. Com mais esse alerta, o Detran-MS reforça seu compromisso de alertar o cidadão sempre que alguma tentativa fraudulenta de golpe esteja buscando vítimas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”