15.9 C
Três Lagoas
sábado, 30 de maio, 2026

GNV coloca Estado na rota da logística sustentável

Encontro estratégico reúne governo, indústria e setor energético para impulsionar uso do GNV e reduzir drasticamente emissões no transporte pesado

Mato Grosso do Sul dá mais um passo decisivo para consolidar sua liderança na transição para uma logística de baixo carbono. Um encontro estratégico, realizado nesta semana em Campo Grande, reuniu a gestão pública, o setor de infraestrutura energética e a indústria automotiva para debater a expansão do uso de combustíveis mais limpos no transporte pesado, com foco estrutural no Gás Natural Veicular (GNV).

O encontro foi promovido pela Scania P.B. Lopes, com o apoio da MSGÁS. A principal vantagem da iniciativa é alinhar soluções tecnológicas já maduras às metas ambientais, posicionando o Estado como vanguarda na união entre logística sustentável e alta rentabilidade para o setor produtivo.

O uso de caminhões movidos a GNV atua como uma alavanca imediata para a redução da pegada de carbono e menor dependência de uma única matriz energética – sendo uma ótima alternativa ao diesel, por exemplo.

A adoção da tecnologia garante resultados numéricos expressivos no curto prazo: redução de até 20% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) por quilômetro rodado e a queda de 90% na emissão de material particulado e óxidos de nitrogênio (NOx), eliminando quase totalmente a “fumaça preta” e melhorando a qualidade do ar.

Um dos pontos centrais da discussão foi a flexibilidade tecnológica e a segurança para o investidor e frotistas. Os caminhões pesados movidos a GNV possuem o diferencial estratégico de permitir a futura migração para o biometano sem a necessidade de troca de equipamento ou custos extras de adaptação.

Essa característica facilita a mudança de matriz energética e prepara a frota estadual para reduzir em até 90% as emissões em comparação ao diesel, utilizando o gás de origem cem por cento renovável.

Esses avanços convergem diretamente com a meta prioritária do Governo de Mato Grosso do Sul de tornar o estado ‘Carbono Neutro’ até 2030. A transição das frotas pesadas para o gás natural reduz as emissões do chamado “Escopo 3” (transporte e logística) das indústrias e do agronegócio sul-mato-grossense.

O evento contou com a presença de lideranças fundamentais para a execução deste plano, incluindo o Governador do Estado, Eduardo Corrêa Riedel, e a Presidente da MSGÁS, Cristiane Alkmin J. Schmidt. Representando os avanços em tecnologia automotiva e inteligência de mercado, Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios e operações comerciais da Scania Brasil. Também estiveram presentes, os diretores da Rede P. B. Lopes Daniela e José Henrique de Souza Gomes, e diversos representantes da indústria e transporte.

A união dessas frentes – infraestrutura, gestão pública e tecnologia – reforça o potencial de expansão e capilaridade da rede de gás natural em Mato Grosso do Sul. O Estado, já reconhecido como um gigante do agronegócio, demonstra que a adoção de matrizes limpas no transporte é uma oportunidade real de atrair novos investimentos e promover um eixo de desenvolvimento logístico verdadeiramente sustentável e competitivo.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS aposta na sustentabilidade como estratégia para atrair investimentos e impulsionar desenvolvimento

Durante seminário promovido pelo TCE-MS, governador Eduardo Riedel destacou meta de tornar o Estado carbono neutro até 2030 e consolidar liderança em energia limpa e agroindustrialização sustentável

Eldorado Brasil Celulose fortalece cultura de cuidado com ampliação do Espaço Saúde e Bem-Estar

Companhia avança em estrutura voltada à saúde mental, qualidade de vida e segurança psicológica dos colaboradores

VÍDEO:  Bandido ou bandidos furtaram fios da rede de iluminação pública do Parque Linear

Criminoso ou criminosos agiram no período entre a noite da quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira, e praticaram mais uma vez o crime de...