15.5 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Giroto ressalta importância de encontro para os prefeitos

Geral – 02/04/2013 – 10:04

O deputado federal, Giroto (PMDB/MS), destacou que o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado nesta segunda-feira (01), na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), será um marco na gestão administrativa das prefeituras do estado. Com a presença de 72 dos 79 administradores municipais de Mato Grosso do Sul que tomaram posse em 2013, eleitos ou reeleitos, e vereadores de vários municípios, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PR), juntamente com o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), deputados federais e estaduais, abriram a solenidade com o objetivo de assessorar, explicar e agilizar os projetos dos municípios para atender os programas do Governo Federal nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, pavimentação, ação social, habitação e outras. No período da tarde, também estiveram presentes os ministros de Desenvolvimento Social, Tereza Campello, (PT) e de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT).

Este é o segundo encontro promovido pela União no país para aproximar os municípios das ações nacionais e colocar equipes técnicas dos Ministérios para auxiliar na produção dos projetos. “Defendi este procedimento, pois o Governo Federal está promovendo uma mudança no princípio administrativo, planejando as ações e o orçamento e fazendo com que se realizem. Estas ações são emendas propositivas que fazem com que os municípios consigam os recursos e executem as obras”, explicou Giroto.

O parlamentar elogiou também os procedimentos e a forma de agir do Governo Federal, ajudando os novos administradores municipais na busca e aplicação dos recursos enviados e se colocou à disposição dos prefeitos e prefeitas para a construção destes projetos. “A presidente Dilma Rousseff tem valorizado o cumprimento do orçamento, por isso solicitei aos prefeitos para se cadastrarem nos programas e se precisarem estou auxiliando a todos pela experiência que tenho na área técnica. Não podemos fazer distinção de partidos e sim olhar para o bem estar social. Eleição se disputa durante aquele período. Passou esta data, temos que congregar em função da melhora da vida das pessoas”, reforçou.

Ao iniciar suas palavras, a ministra ficou impressionada com a participação maciça dos chefes do poder executivo dos municípios e de representantes do poder legislativo e lembrou que este encontro aproximará ainda mais os três poderes – municipal, estadual e a União – modificando as cidades e levando mais qualidade de vida para a população. “Temos uma determinação da presidente Dilma para eliminar a pobreza. Ela reforçou que ninguém pode estar nesta situação e vamos localizar, cadastrar e fazer as famílias participarem dos programas. Os prefeitos que não vieram, vou procurar saber o motivo e vou atrás deles. Vamos disponibilizar orientações e reforçar as parcerias entre os governos federais e estaduais e a Assomasul. Assim todos estarão bem assessorados”, contou.

Este evento vem ao encontro da necessidade dos administradores conhecerem os trâmites necessários para a aquisição dos recursos, independente se foram eleitos pela primeira vez ou já tiveram a experiência no executivo municipal. Desta forma, os projetos saem dentro das normas exigidas e evita o transtorno de ser rejeitado pelos técnicos e avaliadores. “Para conseguir a verba, é necessário que haja um bom projeto técnico e uma equipe qualificada para a elaboração destes materiais. Em todo o momento tive excelentes técnicos e como consequência de seu trabalho, sete deles já participaram de Ministérios e Secretarias do Governo Federal. Com este estreitamento que se faz presente, vislumbra-se um avanço para a recuperação dos municípios”, destacou Puccinelli. Ele lembrou ainda que todos os municípios passam por dificuldades.

A presença dos ministros em um evento como este, reforça a intenção do Governo Federal em deixar os gabinetes e ir ao encontro dos problemas que as cidades passam, aproximando os ministérios daqueles que mais sofrem com a falta de recursos. “Queremos atingir todos os municípios e é por isso que dividimos os programas. Estamos lançando o Programa Sub-50, que atenderá as cidades com menos de 50 mil habitantes levando a parceria para todos”, disse Ribeiro.

Durante o período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas com os técnicos em mesas que abordaram os temas Apoio ao Planejamento e a Gestão dos Municípios, a Secretaria de Relações Institucionais e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e em salas de atendimento com pessoas dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional, da Pesca e Aquicultura e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...