37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Giroto defende maior rigor na Lei Seca e investimentos na prevenção de acidentes

Política – 11/04/2012 – 16:04

O deputado federal Giroto (PMDB/MS) defendeu na tarde de ontem (10/04) que o Governo federal assegure recursos para que sejam feitos trabalhos de prevenção e de orientação para evitar acidentes de trânsito e que maior rigor na Lei Seca. A afirmação foi feira durante a primeira reunião do ano da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, realizada na Câmara dos Deputados.

No encontro, que teve a presença de representantes de entidades civis e governamentais do setor, foi debatido o Projeto de Lei 3559/12, de autoria do presidente do colegiado, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que amplia os meios previstos na Lei Seca (11.705/08) para comprovar crimes de trânsito. O texto em discussão na Casa autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como provas em casos de suspeita de embriaguez do motorista.

O projeto que pode ser apreciado ainda hoje na Câmara é uma resposta do Poder Legislativo à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do último dia 28, que considerou como prova de embriaguez de motoristas apenas os resultados obtidos com bafômetro e exame de sangue, procedimentos que os condutores podem se negar a fazer.

Também o colegiado tem como prioridade a criação de uma comissão mista, com representantes da Câmara e do Senado, para revisão do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), com base, entre outros subsídios, no relatório final da subcomissão de revisão do código.

Durante o debate, Giroto enfatizou que a Câmara deve aprovar o projeto de lei que amplia as provas para comprovar a embriaguez do condutor e que serão necessários mais investimentos no setor de trânsito. “O país cresce muito mais rápido do que se educa no trânsito. A frota de veículos aumenta dia após dia, com recordes de vendas, muito mais pessoas tem habilitação hoje, com isso os problemas e riscos nas ruas e estradas aumentam. O Governo federal precisa disponibilizar recursos e criar fundos para os Estados aplicarem na prevenção de acidentes”, destacou Giroto.

No ano passado, a frente – formada por mais de 200 parlamentares – estabeleceu o objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes com mortes até 2020, por meio de mudanças na legislação e da fiscalização dos investimentos públicos na área.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso é preso dentro do Fórum de Três Lagoas por homicídio na Bahia

Homem de 73 anos foi detido durante oitiva após descoberta de mandado de prisão Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar dentro...

Casos de sarampo chegam a 37 no Brasil, mas país mantém certificado de eliminação da doença

Ministério da Saúde reforça importância da vacinação e intensifica ações de vigilância para evitar reintrodução do vírus

Prefeitura de Três Lagoas realiza 1º Seminário de Agentes Comunitários e de Endemias

Evento destacou a importância da valorização e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública