35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Gestores da Saúde participam de curso de Gestão de Custos

24/09/2014 – Atualizado em 24/09/2014

Participam integrantes do Comitê Regional Hospitalar e gestores das Secretarias Municipais de Saúde dos 10 municípios da Região de Saúde de Três Lagoas

Por: Assessoria

O Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), vinculado ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, promoveu curso e treinamento de Gestão de Custos, Inserido no programa de Certificação da Qualidade Hospitalar (CQH), no auditório do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, pela manhã e à tarde desta terça-feira (23).

A programação do curso e treinamento se estende até o período da manhã desta quarta-feira (24), conforme anunciou o médico Giovanni Di Sarno, do Cealag, ao dar as boas vindas aos participantes, integrantes do Comitê Regional Hospitalar e gestores das Secretarias Municipais de Saúde da Região de Três Lagoas.

A Região de Saúde de Três Lagoas engloba os seguintes municípios: Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Água Clara, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Três Lagoas.

Entre os presentes, a diretora geral da Sociedade Beneficente Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, irmã religiosa, Aurélia Brioschi; diretor técnico da Gestão Compartilhada do Hospital Auxiliadora, médico Francisco Claro de Oliveira; e a diretora de Relações Institucionais em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, Thais Emiliana Salles da Silva.

CURSO E TREINAMENTO

Este é o 11º dos cursos, inseridos no programa de Certificação da Qualidade Hospitalar (CQH), realizado pela equipe do Cealag, assessoria contratada através da Gestão Compartilhada do Hospital Auxiliadora.

O curso e treinamento de Gestão de Custos é ministrado pelo enfermeiro Luiz Otávio Barbosa Viana, de Bauru (SP), especialista em Gestão na área da Saúde e consultor do Cealag.

Luiz Otávio antecipou que este curso contém informações completas e treinamento sobre “o desenvolvimento e aplicação do sistema de custos na gestão hospitalar e na saúde pública em geral”, resumiu.

“É uma importante e útil ferramenta de gestão”, comentou. “Onde se trabalha com poucos recursos, é importante saber identificar e evitar o desperdício e, ao mesmo tempo, usar as técnicas de como reduzir custos, sem comprometer a qualidade dos serviços que a população espera da Saúde”, ressaltou.

Junto com as noções teóricas de gestão de custos, o participante do curso recebe exercícios práticos de procedimentos.

“Os procedimentos não são fictícios, mas reais, que ensinam o caminho ao gestor da Saúde para implantá-los em cada Hospital do seu respectivo município”, anunciou Luiz Otávio.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...