35.7 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Gestão Municipal e Polícia Militar buscam soluções para fortalecer o acolhimento de pessoas em situação de rua

Autoridades da administração pública municipal de Três Lagoas se reuniram com o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, para debater e alinhar ações conjuntas que possam solucionar um grande problema que a cidade enfrenta: o grande número de pessoas em situação de rua, na cidade. Muitos se recusam a receber acolhimento e encaminhamento, mesmo estando em situação de dependência em drogas ou álcool.

A reunião foi nesta semana, no gabinete do prefeito Cassiano Maia, com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS) e Governo e Políticas Públicas (SEGOV), além do Major Moreira, Capitão Flávio e Tenente Pedro, representando o 2ºBPM-MS.

As discussões foram sobre o desenvolvimento de estratégias e linhas de ação para que seja criado um programa municipal, que garanta dignidade e suporte contínuo à população em situação de vulnerabilidade. Dois caminhos já foram traçados: a ampliação das abordagens sociais e no fortalecimento da rede de proteção social.

A coordenadora do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde, Andreia Lima apresentou o funcionamento do atendimento realizado pelo programa em Três Lagoas, que oferece atenção em saúde diretamente nas ruas, promovendo acesso a serviços essenciais.

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social também destacou a atuação do serviço de Acolhimento POP e Centro POP as demandas enfrentadas no dia a dia.

A Polícia Militar, por sua vez, trouxe dados estatísticos referentes as condições de pessoas em situação de rua no Estado, além de propor ações que possam ser adotadas em parceria com o município para ampliar o alcance das políticas públicas sociais.

Para o prefeito Cassiano Maia, a reunião foi fundamental para compreender de forma mais ampla o fluxo de atendimento já existente e os desafios enfrentados.

“Agora cabe a nós alinhar estratégias e estruturar os dispositivos envolvidos nesse atendimento, com o objetivo de receber, tratar e reinserir essas pessoas na sociedade. Vamos fortalecer, com os setores envolvidos, as políticas públicas e o serviço prestado a essa população vulnerável”, afirmou o chefe do executivo.

Uma nova reunião foi alinhada com os participantes e demais departamentos envolvidos na ampliação das políticas sociais, com o objetivo de dar continuidade às tratativas e garantir uma resposta efetiva e humanizada à demanda.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dia Mundial das Doenças Raras alerta para importância do diagnóstico genético precoce

Especialista destaca sinais de alerta, avanços tecnológicos e impacto do diagnóstico na qualidade de vida dos pacientes e familiares O Dia Mundial das Doenças Raras,...

Plano de estudos para o Enem 2026 propõe rotina diárias e revisão estratégica na reta final

Cronograma organizado por áreas do conhecimento e lista dos conteúdos mais cobrados ajudam candidatos a se preparar com foco e equilíbrio até o exame

Escuta ativa fortalece vínculos e melhora relacionamento entre pais e filhos

Especialista destaca que presença emocional e atenção genuína são essenciais para reduzir conflitos e aumentar a conexão familiar A dificuldade de diálogo entre pais e...