17.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de julho, 2026

Geovana pede ajuda para encontrar um doador de medula óssea

A Rádio Caçula recebeu em novembro de 2019 o relato de uma mãe que está fazendo de tudo para salvar a vida de sua filha de apenas 11 anos de idade. De lá pra cá, pouca coisa mudou e a a pequena Geovana possui uma doença por nome disceratose congênita e necessita de um transplante de medula óssea.

02/09/2020 09h12
Por: Julia Vasquez

TRÊS LAGOAS (MS) – A Rádio Caçula recebeu em novembro de 2019, através do Programa Toninha Campos, o relato de uma mãe que está fazendo de tudo para salvar a vida de sua filha Geovana Dias da Silva de apenas 11 anos de idade. A pequena Geovana possui uma doença congênita e precisa de doação de medula óssea. A mãe busca por um doador compatível.

Segundo Nelci, mãe da Geovana, por volta dos seis anos de idade começaram a aparecer algumas pintas de cor marrom pelo corpo da criança. Em sequencia, as unhas da mão começaram a atrofiar e rachar.

Frente a um possível problema, a mãe foi em busca de ajuda médica para poder determinar o que a sua filha estava sendo acometida.

Em atendimento pelo SUS – Sistema Único de Saúde, a doença foi confundida com a dengue, devido ao grande número de casos de dengue na cidade e o nível de plaquetas da criança estar abaixo da média. Geovana chegou a ser encaminhada para Campo Grande (MS), mas os médicos nunca chegavam a um diagnóstico.

Foi quando uma amiga da família sugeriu que a criança fosse levada para São José do Rio Preto (SP), para passar por um especialista.

No interior paulista, Geovana ficou internada e com 30 dias foi diagnosticado que ela tinha disceratose congênita. O tratamento começou logo em seguida com transfusões de plaquetas e sangue. A disceratose congênita é uma doença hereditária rara que pode causar a falência da medula e o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para a Geovana.

Faz aproximadamente dois anos que Geovana está na lista de espera por um transplante de medula óssea, mas não conseguiu um doador compatível. Nem mesmo sua irmã e sua mãe.

Uma nova esperança consiste no auxílio dos três-lagoenses, para que se dirijam até o Hemosul para realizarem o cadastramento para doação da medula óssea.

Outra possível solução seria encontrar o pai biológico de Geovana. A menina conta que não sabe nada sobre ele, além do nome ser Giovane e ele ser do Maranhão.

Pelo Instagram, a família conseguiu apoio jurídico para localizar o pai biológico. Em um vídeo, a advogada Victória Helena Monteiro Carraro, do escritório Carraro e Barros Advogados, de Três Lagoas, pede para que informações sobre o possível paradeiro do pai biológico sejam enviadas pelo e-mail [email protected] ou ainda repassadas para o celular: 679 8469 4929. A advogada deixa claro que o foco é localizar e obter o material genético do pai para o transplante de medula óssea, não entrando no mérito da paternidade em si. E que se quem assiste ainda não é cadastrado como doador de medula óssea, que procure o órgão.

“Vocês podem salvar a vida da Geovana ou de outra pessoa”.

O Hemosul fica localizado na Rua Manoel Rodrigues Artez, 520, Colinos, e funciona de segunda-feira à sábado das 7h às 12h. Telefone: (67) 3522-7959.

Há três dias, Geovana voltou para o Hospital Auxiladora e fez uma postagem em seu Instagram, com hashtag #doemedula #salveageovana.

“Oi gente, tudo bem com vcs? Os últimos dias foram difíceis. Muitas picadinhas, algumas dores e a vontade da minha casa. Não gosto de postar fotos tristes, com dor, mas só eu e algumas pessoas que me acompanham sabem a realidade. Só quero encontram um doador e poder levar uma vida melhor. Então gente, por favor, continuem compartilhando meu perfil pedindo para doarem medula”‘

Apenas isso. Obrigada!

doemedula # salveageovana”, disse a garota.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue. Por isso, seja solidário. Este ato pode salvar a vida não só da Geovana, mas de várias pessoas que esperam dia após dia por uma vida saudável.

CONFIRA O VÍDEO

Foto: Arquivo pessoal.

Foto: Arquivo pessoal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem morre após moto de alta cilindrada colidir contra poste em avenida de Três Lagoas

Acidente aconteceu próximo ao antigo Posto São Luís, onde vítima, de aproximadamente 20 anos, morreu no local e circunstâncias da colisão serão investigadas pela polícia

Mutirão da Limpeza chega à Vila Haro e reforça combate à dengue em Três Lagoas

Após concluir os trabalhos no Guanabara, ação da Prefeitura disponibilizará caçambas no bairro a partir de segunda-feira para incentivar o descarte correto de materiais

Vítima de esfaqueamento durante briga entre amigos no SetSul é identificada

Wesley Lopes Miguel, de 32 anos, foi atingido por duas facadas durante uma briga após uma noite de consumo de bebidas alcoólicas, onde autor permaneceu no local, confessou o crime e alegou legítima defesa