Geral – 10/05/2013 – 16:05
Os projetos geléia de chia cortflex, desenvolvidos pelo CetecSenai Dourados, chamam a atenção na etapa estadual do Inova Senai, realizada durante a Caça Talentos Expo 2013, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A geleia é um alimento nutritivo incorporada com farinha de casca de banana que proporciona benefícios a saúde, produzida nos sabores manga e açaí, enquanto o cortflex é um abridor de sachês, garrafas e latas feito para garantir mais agilidade e praticidades para as pessoas com um custo acessível.
Um dos autores da geleia de chia, o aluno do curso de auxiliar de produção Ricardo Vilela, 20 anos, explica que a ideia é oferecer um produto inovador que proporcione qualidade de vida para os consumidores. “O produto foi feito a partir de muita pesquisa até chegar no ponto do que o produto é hoje em seus sabores e densidade”, afirmou. Já Manoela Negrini, 24 anos, uma das responsáveis pelo cortflex, conta que foram feitos pelo menos 14 moldes diferentes até chegar no produto final, com um material com dureza e flexibilidade. “A ideia é tornar a abertura de produtos como o sachê de catchup mais fácil, para não precisar usar a boca, mãos ou tesoura”, falou.
Ao todo são 12 projetos finalistas de um total de 57 inscritos, que concorrem nas categorias produto inovador e processo inovador, tendo como premiação tabletes, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Centro de Educação de Tecnologia ou na Agência de Formação Profissional do Senai.
Na categoria produtor inovador, pelo CetecSenai Dourados, concorrem os projetos “Linguiça de vegetais com proteína de soja”, “Cortflex”, “Geleia de chia” e “Alicate volteste”, já pela FatecSenai Campo Grande estão na disputa os projetos “Bocaré”, “Coleira inovadora”, “Carregador para celulares que utiliza placa receptora de LED”, e “Prende lixo”, enquanto pelo CetecSenai Rio Verde tem o “Cinto MacGyver”. Já na categoria processo inovador são finalistas os projetos “Luneta móvel para torno mecânico”, do CetecSenai Naviraí, “Tropeiro ecológico”, do CetecSenai Rio Verde, e “Otimização de produto químico para chapéu de palha”, do CetecSenai Rio Verde.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação


