Esporte – 19/01/2013 – 11:01
Durante muitos anos o Campeonato Gaúcho era o grande objetivo dos times do Rio Grande do Sul, com muita rivalidade entre as equipes do interior contra a dupla Gre-Nal. Com o passar dos anos e o crescimento de Grêmio e Inter, conquistando títulos Brasileiros e da Libertadores da América, o Campeonato Gaúcho deixou de ser atrativo para a dupla Gre-Nal.
Mesmo assim, muitas vezes, o titulo regional é a única conquista da temporada, como aconteceu com o Inter no ano de 2012, que formou um grande elenco, mas acabou afundando na Libertadores e no Brasileiro. O que dizer do Grêmio, que nem na final do Gaúcho chegou e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e acabou como prêmio de consolação com uma vaga para a primeira fase da Libertadores.
O torneio deste ano mantém a fórmula dos anos anteriores, com dois grupos de oito times e disputado em dois turnos. O primeiro turno é chamado de Taça Piratini é disputado com os times do grupo A enfrentando os times do grupo B. O vencedor do turno já está garantida na final do campeonato.
O segundo turno é chamado de Taça Farroupilha e é disputado com os times se enfrentado dentro do próprio grupo. O vencedor faz a final do Campeonato com o ganhador do primeiro turno. Caso o mesmo time ganhe os dois turnos ele conquista de maneira antecipada o Campeonato Gaúcho.
Fonte: Portal Terra