22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Gasto com empregado doméstico tem desconto no IR

Economia – 20/04/2013 – 16:04

Ao registrar um empregado doméstico pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o patrão passa a ter não apenas deveres, como também direitos. Um deles é poder descontar parte dos gastos com o funcionário no Imposto de Renda Pessoa Física . Este benefício é pouco divulgado no país, de acordo com a gerente operacional e especialista em IR da MG Contécnica, Alexandra Assis.

“Muita gente não sabe que pode deduzir este valor de sua declaração”, afirma. Segundo a especialista, o contribuinte que possui empregados domésticos pode deduzir até R$ 985,96 do IR, desconto referente às parcelas recolhidas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O cálculo é sempre feito com base no valor do salário mínimo nacional, que atualmente é de R$ 678.

“O desconto é limitado a um empregado por declaração, mesmo que ela seja feita em conjunto”, explica Alexandra. Já o casal que fizer declaração em separado e tiver empregados em comum pode colocar um deles em cada declaração, sempre respeitando o limite estabelecido.

Quem quiser abater o INSS do empregado estará sujeito ao cálculo da declaração completa, e não ao desconto simplificado , de 20%. A especialista da MG Contécnica lembra que qualquer trabalho fixo realizado na residência do contribuinte é considerado emprego doméstico. É o caso de caseiros, jardineiros, copeiros, babás ou motoristas.

COMO ABATER

Para descontar a contribuição feita à previdência social, o contribuinte deve preencher, no programa da Receita, a ficha “Pagamentos Efetuados”, e informar no código 50 o nome do empregado, seu CPF e o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador). Deve-se preencher apenas o valor pago ao INSS no ano-calendário de 2012, e não outros valores, como salário ou férias.

“Se o empregador atrasou o pagamento das parcelas aos INSS e as recolheu somente em 2013, por exemplo, só poderá declarar no programa o que ele efetivamente pagou em 2012”, esclarece Alexandra.

Na visão da especialista, o limite da dedução deste gasto, assim como o valor da tabela de isenção do IR, é muito baixo e o ideal é que fosse alterado pela Receita para corrigir esta defasagem.

PEC DAS DOMÉSTICAS

Com a aprovação da PEC das Domésticas (lei nº 66/2012) no Senado Federal, o empregado doméstico fica mais próximo de ter todos os benefícios equiparados a qualquer trabalhador com registro na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), garantidos na Constituição de 1988. A lei será promulgada em 2 abril.

Entre os direitos assegurados pela lei, estão o recolhimento obrigatório do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o pagamento de horas extras para jornada de trabalho que ultrapasse oito horas diárias e adicional noturno.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia