29.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Garzón pode continuar a fiscalizar reforma judicial no Equador

Internacional – 10/02/2012 – 16:02

O juiz espanhol Baltasar Garzón, suspenso da sua autoridade pela Justiça espanhola, poderá continuar a fiscalizar a reforma judicial no Equador, segundo o Conselho de Participação Cidadã e Controlo Social desse país.

Segundo a presidente do conselho, Marcela Miranda, Garzón «não há nenhum impedimento para que seja coordenador da fiscalização internacional que vigia a transformação judicial».

A responsável explicou que, de acordo com o regulamento do conselho, o magistrado só perde o seu poder de fiscalização por morte, renúncia, descumprimento com a norma, abuso de poder ou por falsificação de informação.

Desde Novembro de 2011, Garzón participa de um grupo com outras personalidades latino-americanas que avalia a reforma judicial em curso no Equador, iniciada em Julho do ano passado com a tomada de posse do Conselho Judiciário Transitório.

A reforma é justificada pelo governo equatoriano como um meio para combater a insegurança pública, percebida como um dos principais problemas pela população.

O juiz espanhol, porém, recebeu críticas por ter ficado pouco tempo no Equador e realizar o seu trabalho pela Internet.

Fonte: Diário Digital

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

6º Prêmio Professores da Infância valoriza práticas pedagógicas na Educação Infantil em Três Lagoas

Evento reconheceu 16 docentes da Rede Municipal de Ensino por projetos desenvolvidos na Educação Infantil A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal...

Prefeitura de Três Lagoas recebe kits do Governo do Estado para modernização das salas de vacina

Equipamentos vão reforçar a estrutura de oito Unidades de Saúde da Família e fortalecer a rede municipal de imunização A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Homem é preso ao tentar vender produtos furtados e reage com ironia em Três Lagoas

Suspeito estava evadido do regime semiaberto e foi detido pela Polícia Militar no Centro da cidade Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia...