18 C
Três Lagoas
domingo, 22 de junho, 2025

Garras prende golpistas da ‘Gangue das Morenas’

Geral – 16/07/2012 – 16:07

Um golpe bem planejado, passível de enganar a qualquer desavisado que entra em uma agência bancária e fica nervoso ao ver o seu cartão de débito ou crédito preso no equipamento de auto-atendimento do Banco do Brasil. Prova disso são as sete vítimas já registradas em Campo Grande neste ano, sendo que somente uma delas contabiliza o prejuízo de R$ 140 mil.

Durante as investigações, o delegado Márcio Shiro Obara descobriu detalhes do golpe das integrantes da “Gangue das Morenas” e agora, em investigação conjunta com a polícia paulista, busca prender as comparsas de Thais Cordeiro Camacho, 19 anos e Elilhandra Balbino, 25 anos.

Vindas da cidade de Osasco (SP), elas identificavam as agências do Banco do Brasil com maior movimentação e de preferência sem câmeras internas, para aplicar o golpe às sextas-feiras e aos domingos.

A dupla chegou a Campo Grande na última sexta-feira (13) e se hospedou em um hotel simples, para não chamar a atenção. Após monitorar uma agência na avenida Mato Grosso e instalar o “chupa-cabra” (equipamento que clona cartões de crédito), elas aguardaram a chegada da vítima.

Na ocasião, por volta das 11h30, um senhor de 59 anos foi realizar uma transação bancária e teve o seu cartão retido. “Neste momento, muito solicita, uma delas finge ajudar e, ao invés de retirar o cartão, ela o empurra ‘mais para dentro’. Aí ela abre a bolsa e pega um folder do Banco do Brasil dizendo que a vítima precisa ligar para um telefone 0800 de auto-atendimento”, conta o delegado.

O folder realmente é do banco, mas a última folha foi alterada com a colagem de um adesivo (aliás, quase imperceptível a olho nu), constando um número 0800 falso e outro, com o número delas, já contendo o DDD e o prefixo de São Paulo (exemplo: 04111…).

”É o momento em que a golpista, mais solícita ainda, diz que vai discar o número do seu próprio celular. Ela entrega o celular para a pessoa conversar com a suposta atendente do Banco do Brasil. A partir daí, nas proximidades, está a outra comparsa que identifica o número da chamada e atende a ligação. Ela exige senha e números da conta, que são repassados pela vítima”, conta o delegado.

Ao finalizar a ligação a atendente diz que o processo de cancelamento do cartão foi concluído e a pessoa vai embora. A golpista também finge ir embora do banco, mas volta logo depois para retirar o cartão da vítima, preso no “chupa-cabras”.

”Com o cartão do banco e as senhas em mãos, as golpistas compram passagens aéreas para voltar para o interior paulista e gastar o dinheiro, até o próximo final de semana quando elas voltam para as Capitais do país e aplicam mais golpes”, explica o delegado.

Policiais da Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) prenderam em flagrante as mulheres por volta das 13h de sexta-feira (13). No hotel onde elas estavam, também foram apreendidos cinco equipamentos “chupa-cabras”, dois celulares e diversos folders adulterados do Banco do Brasil.

Em depoimento, o delegado diz que elas negam qualquer crime. Sem antecedentes criminais, elas vão responder por tentativa de furto, mas também poderão ser indiciadas por estelionato e formação de quadrilha, por conta das outras vítimas.

 

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto de leitura em presídios de MS recebe reconhecimento internacional da ONU

O projeto “Leitura e Cultura: ferramentas de transformação pessoal e social”, desenvolvido pelo campus da UFMS em Naviraí em parceria com a Agepen (Agência...

Setor de saúde cresce em fusões e aquisições no Brasil, mesmo com retração econômica

O setor de hospitais e laboratórios de análises clínicas no Brasil teve um primeiro trimestre de 2025 marcado por forte movimentação no mercado de...

Barreiras visíveis e sofrimento invisivel de quem busca acessibilidade em Três Lagoas

Da escola aos espaços públicos de uso comum, cada degrau é um obstáculo que impede a participação plena de pessoas com deficiência na vida da cidade