22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março, 2024

Futuro da São Silvestre é posto em xeque na prova de 2011

Geral – 31/12/2011 – 14:12

A tradição de 87 anos da Corrida de São Silvestre será colocada à prova neste sábado quando mais de 25 mil inscritos tentarão completar os 15 quilômetros do percurso. A prova feminina tem sua largada às 17h10 e a masculina às 17h30. Será apenas a segunda vez desde 1966 que a corrida não terá a Avenida Paulista como cenário da festa do campeão. Com a justificativa de diminuir os transtornos para a região por conta da festa de Réveillon, a prova deste ano terminará na região do Ibirapuera, em frente ao Obelisco da Avenida Pedro Álvares Cabral.

“Os eventos na Paulista chegaram ao seu limite de capacidade física, é impossível manter a chegada da Corrida na Paulista junto com o inicio do Reveillón e manter todos os serviços ativos como hidratação, devolução de chip, entrega de lanches e medalhas e área de apoio a equipes”, explicou Julio Deodoro, diretor geral da corrida de São Silvestre.

A prova passou a começar e terminar na Paulista em 1966, ano em que foi fundado o prédio da Fundação Cásper Líbero na avenida. Líbero foi o idealizador da prova nos anos 20 e tem seus restos mortais enterrados no Obelisco do Ibirapuera.

Com esse argumento, os organizadores da São Silvestre defendem que a saída da Paulista não altera a tradição da prova. A única vez em que a prova não terminou na Paulista desde então foi em 1979, quando ela teve seu desfecho na Avenida Pacaembu. Sem sucesso, os organizadores voltaram a prova para a Paulista.

Veja também: Direção da prova explica mudança no percurso da São Silvestre

A mudança em 2011 gerou polêmica para os participantes, principalmente para a maioria anônima que costuma fazer a festa pelas ruas da capital paulista. Além da tradição, os corredores amadores acreditam a mudança do percurso perde em segurança. Há dois trechos de longo declive que podem atrapalhar corredores não acostumados a esse tipo de relevo.

“Essa mudança é ruim por causa da descida, principalmente para os amadores. E não é só a da Brigadeiro. A mudança que teve logo na saída, na Rua Major Natanael (antes da entrada para a (Avenida) Pacaembu é muito perigosa e pode causar problemas no joelho e também probelmas musculares”, disse Nelson Evêncio, preparador físico e presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo (ATC). “A maioria dos corredores com quem conversamos não aprovou a mudança, mas mesmo assim vamos correr e esperar que que dê tudo certo”, completou.

Entre os profissionais, os prós e contras da mudança do trajeto só poderão ser avaliados depois da corrida. Porém, a maioria dos atletas que já correram no antigo percurso preferiam que ele tivesse sido mantido.

Veja ainda: Marílson celebra ida à São Silvestre, mas lamenta mudança de curso

“Eu tinha um grande conhecimento do percurso, vantagem que agora deixa de existir. Mas acho que todos temos de estar preparados. Se a mudança foi feita para dar conforto e segurança a todas as pessoas que correm a São Silvestre é válida. Vamos ter de esperar o desenrolar da corrida”, disse Marílson Gomes dos Santos, atual campeão e vencedor da prova de 2010. “Para os atletas não muda muito. Pesa para a tradição da prova e um pouco por causa da descida no final da corrida, mas a gente só vai poder ver o que mudou mesmo depois da corrida”,

A 87ª edição da São Silvestre terá recorde de participantes com 25 mil atletas, sendo 20.250 homens (81%) e 4.750 mulheres (19%).

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

A competição terá os seguintes horários de largada:

  • 15 horas – Cadeirantes

  • 15h10min – Atletas com deficiência

  • 17h10min – Elite Feminina A e B

  • 17h30min – Elite Masculina e demais corredores

Fonte: Ig

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido é reconhecido e preso por policial à paisana no Centro

Suspeito acabou sendo reconhecido pelo oficial, onde foi solicitado o apoio da GETAM para efetuar a prisão.

Motociclista derrapa e sofre acidente em rua do Alto da Boa Vista

Vítima foi socorrida ao UPA com uma luxação no braço, além de escoriações.

Economia aquecida em MS permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Em Mato Grosso do Sul foram criados 5998 empregos formais no mês de fevereiro de 2024, puxado pelo setor de Serviços (2793), seguido pela...