21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Fundação de Cultura realiza visita técnica em Pontos de Cultura

Cultura – 11/04/2013 – 18:04

Fundação de Cultura realiza visita técnica em Pontos de Cultura

Campo Grande – (MS) – A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio da Assessoria de Projetos realiza amanhã, sexta-feira (12 de abril), visita técnica de acompanhamento e fiscalização dos Pontos de Cultura integrantes da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS em Aquidauana e Anastácio. Amina, Sapicuá Pantaneiro e Músicas Sem Fronteiras serão os Pontos que serão visitados.

A valorização da cultura popular pantaneira, promoção do desenvolvimento sustentável e a geração de renda para a comunidade aquidauanense são os objetivos do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro. Buscando fortalecer e proporcionar renda aos artesãos, desenvolve um núcleo de produção artesanal de lã de carneiro, faixa paraguaia e couro, resgatando e aprimorando tais práticas artesanais que compõem o repertório de saberes de homens e mulheres do Pantanal. Como ação complementar, que visa contribuir para a valorização integral da comunidade local, o projeto pretende proporcionar acesso à cultura audiovisual e literária, por meio da oferta de curso de vídeo e criação/disponibilização de acervo bibliográfico e de filmes.

O Ponto de Cultura AMINA, coordenado pela Associação de Mulheres Independentes na Ativa do município de Aquidauana, tem por finalidade capacitar associadas e mulheres da comunidade na confecção de produtos artesanais regionais, tornando-os fonte de renda para a comunidade. O ponto oferece cursos de pintura em tecido, crochê, trabalhos em argila, produtos ornamentais em madeira, chifre de boi, adereços feitos de coco da baia, couro bovino e osso, bordado em chinelo, trabalhos com garrafas descartáveis, bordados, corte e costura e biojóias.

Já o Ponto de Cultura Música sem Fronteiras fomenta o ensino da música instrumental por meio de uma Banda de Música, segmento de extrema tradição cultural no município de Anastácio/MS. Contribui para a formação cultural de alunos portadores de necessidades especiais através de um processo de arte-transformação, promovendo a inclusão e interação com os alunos não-portadores de deficiência da rede pública de ensino. O Ponto é coordenado pela APAE (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais) e integra atividades de música e dança, oferecendo oficinas de percussão e sopro, coreografia e cultura digital para crianças, adolescentes e jovens entre 08 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Estendendo as ações ao núcleo familiar, oferece ainda oficinas de artesanato para mães de alunos freqüentadores da entidade.

Para a gestora da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS, Adriane Cação, as visitas têm como objetivo acompanhar e orientar acerca do desenvolvimento dos projetos, visando à melhor execução e a aplicação dos recursos públicos disponibilizados.

O Ponto de Cultura é ação prioritária do Programa Cultura Viva, desenvolvido por meio de convênio entre Fundação de Cultura/Governo do Estado de MS e Ministério da Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...

EUA retiram taxa das exportações nacionais de celulose e ferro-níquel

Em 2024, Brasil exportou quase US$ 1,84 bilhão desse grupo de produtos A Ordem Executiva nº 14.346, divulgada pelo governo dos Estados Unidos no último...