35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Fundação de Cultura realiza visita técnica em Pontos de Cultura

Cultura – 11/04/2013 – 18:04

Fundação de Cultura realiza visita técnica em Pontos de Cultura

Campo Grande – (MS) – A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio da Assessoria de Projetos realiza amanhã, sexta-feira (12 de abril), visita técnica de acompanhamento e fiscalização dos Pontos de Cultura integrantes da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS em Aquidauana e Anastácio. Amina, Sapicuá Pantaneiro e Músicas Sem Fronteiras serão os Pontos que serão visitados.

A valorização da cultura popular pantaneira, promoção do desenvolvimento sustentável e a geração de renda para a comunidade aquidauanense são os objetivos do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro. Buscando fortalecer e proporcionar renda aos artesãos, desenvolve um núcleo de produção artesanal de lã de carneiro, faixa paraguaia e couro, resgatando e aprimorando tais práticas artesanais que compõem o repertório de saberes de homens e mulheres do Pantanal. Como ação complementar, que visa contribuir para a valorização integral da comunidade local, o projeto pretende proporcionar acesso à cultura audiovisual e literária, por meio da oferta de curso de vídeo e criação/disponibilização de acervo bibliográfico e de filmes.

O Ponto de Cultura AMINA, coordenado pela Associação de Mulheres Independentes na Ativa do município de Aquidauana, tem por finalidade capacitar associadas e mulheres da comunidade na confecção de produtos artesanais regionais, tornando-os fonte de renda para a comunidade. O ponto oferece cursos de pintura em tecido, crochê, trabalhos em argila, produtos ornamentais em madeira, chifre de boi, adereços feitos de coco da baia, couro bovino e osso, bordado em chinelo, trabalhos com garrafas descartáveis, bordados, corte e costura e biojóias.

Já o Ponto de Cultura Música sem Fronteiras fomenta o ensino da música instrumental por meio de uma Banda de Música, segmento de extrema tradição cultural no município de Anastácio/MS. Contribui para a formação cultural de alunos portadores de necessidades especiais através de um processo de arte-transformação, promovendo a inclusão e interação com os alunos não-portadores de deficiência da rede pública de ensino. O Ponto é coordenado pela APAE (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais) e integra atividades de música e dança, oferecendo oficinas de percussão e sopro, coreografia e cultura digital para crianças, adolescentes e jovens entre 08 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Estendendo as ações ao núcleo familiar, oferece ainda oficinas de artesanato para mães de alunos freqüentadores da entidade.

Para a gestora da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS, Adriane Cação, as visitas têm como objetivo acompanhar e orientar acerca do desenvolvimento dos projetos, visando à melhor execução e a aplicação dos recursos públicos disponibilizados.

O Ponto de Cultura é ação prioritária do Programa Cultura Viva, desenvolvido por meio de convênio entre Fundação de Cultura/Governo do Estado de MS e Ministério da Cultura.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...