35.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Fundação de Cultura realiza série de palestras para o Projeto Arte Sim, Pichação Não

Cultura – 08/05/2013 – 16:05

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, promove nos dias 8, 9 e 10 de maio, na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, uma série de palestras educativas a respeito de preservação do patrimônio histórico e cultural inseridas no Projeto Arte Sim, Pichação Não.

Na quarta-feira (8 de maio) será realizada às 19h30 a palestra “Sentir-se Parte Para preservar o Patrimônio Histórico e Cultural”, com a profª Msc. Maria Christina de L. Félix Santos e o historiador Carlos Alberto Versoza, técnicos da Fundação de Cultura.

Na quinta (9 de maio), às 16 horas, é a vez da palestra “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural”, com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul, André Luiz Rachid.

Na sexta-feira (10 de maio), a partir das 7h30, será proferida a palestra “Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural”, com o apresentador Tatá Marques, do programa O Povo na TV, do SBT MS.

As palestras são parte das atividades do Projeto Arte Sim, Pichação Não, do SBT-MS, que com o apoio da comunidade escolar da escola Maria Constança de Barros Machado, coordenado pelo Diretor Anderson Muniz, é desenvolvido com a parceria da Fundação de Cultura.

O objetivo é a sensibilização da comunidade escolar para com o patrimônio cultural local e arquitetônico. Tem ainda como meta aglutinar os alunos em ações culturais para inibir a depredação e pichação desse ícone que é a escola Maria Constança, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemayer e patrimônio estadual tombado pela resolução/ SECE, de 03 de julho de 1997.

A culminância do projeto propõe aos alunos a participação em um grande evento cultural, enfocando a arte grafite como meio de coibir atos de vandalismo na escola e no seu entorno, como a Orla Morena.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, projetos de educação patrimonial são imprescindíveis para sensibilizar e conscientizar a população sul-mato-grossense de seu papel de agente para a preservação do patrimônio cultural.

“A cidade é em princípio a expressão maior da civilidade de seus moradores. A cara real destes, com ou sem maquiagem, mas com a verdade advinda de suas experiências e capacidade de viver ou não harmoniosamente em grupo, respeitando as regras criadas e dando exemplos de cidadania”, explica Calheiros.

Serviço: A palestra é destinada exclusivamente aos alunos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, pelos telefones 3316-9155 ou 3316 9108.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Eldorado Brasil abre 65 vagas para o Programa Jovem Aprendiz em Três Lagoas

As inscrições vão de 15 a 26 de setembro e podem ser realizadas pelo site da empresa A Eldorado Brasil, uma das empresas mais competitivas...

Nelore de MS vence prova de eficiência alimentar e terá sêmen multiplicado

Touro do Estado teve destaque nacional de qualidade de carcaça Transferência embrionária que vêm sendo desenvolvida há décadas, a raça Nelore, aquele gado branco predominante na pecuária brasileira...

Inspetor da PRF em Três Lagoas se aposenta após três décadas de serviços prestados

José Ferreira Torres iniciou a carreira em 1994, foi chefe da delegacia local e deixa legado de dedicação à segurança pública.