22 C
Três Lagoas
sábado, 18 de abril, 2026

Fundação Bill Gates vai financiar estudos sobre bebês prematuros

Internacional – 27/02/2013 – 17:02

Uma parceria entre a Fundação Bill e Melinda Gates, o Ministério da Saúde e o CNPq destinará US$ 8 milhões (cerca de R$ 16 milhões) para pesquisas sobre nascimentos prematuros no país.

A parceria, anunciada hoje no seminário Grand Challenges and Integrated Innovations, no Rio de Janeiro, tem como objetivo incentivar a criação de soluções para reduzir o índice de prematuridade no Brasil.

Uma prévia do resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz, apresentada no evento, mostrou que a prematuridade atinge atualmente 10,5% dos nascimentos no Brasil.

A parceria com a fundação de Bill Gates, criador da Microsoft, pretende financiar pesquisas da comunidade científica brasileira, além de empreendedores autônomos.

As melhores soluções, como vacinas e programas de prevenção e diagnóstico de nascimentos prematuros, serão replicadas globalmente. Será a primeira participação do Brasil no programa Grand Challenges (Grandes Desafios), da Fundação Gates.

O regulamento e os detalhes de inscrição estarão na página do CNPq na internet. A primeira fase de inscrições, onde os candidatos apresentam a carta de intenções com um resumo de seus projetos, começa hoje e vai até o dia 7 de maio.

O secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, disse acreditar que até 20 projetos deverão ser contemplados. A escolha do tema, explicou, foi feita após debates com a comunidade científica brasileira que identificou na prematuridade um dos importantes problemas de saúde pública do país.  

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

IR 2026: MS ainda tem baixa adesão e mais de 400 mil contribuintes precisam acertar contas com a Receita

Prazo segue até 29 de maio e atraso pode gerar multa, onde especialistas alertam para importância de não deixar para última hora

Arauco capacita instituições para captação de recursos voltados a projetos sociais

Por meio do Ciclo do Conhecimento, a empresa promoveu a qualificação de instituições, que apresentaram seus projetos a representantes de empresas integrantes do programa Parceiros do Bem

Polícia Civil age rápido e evita feminicídio em Água Clara

Homem é detido após ameaça e confessou que tinha a intenção de matar ex-companheira