16.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

Funcionários dos Correios entram em greve

Categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da empresa. Estatal fala em ‘paralisação parcial’ e compromisso com ‘empresa sustentável’.

11/09/2019 10h29
Por: Rodrigo de Freitas com informações do G1*

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.

O reajuste salarial com reposição da inflação do período é um dos principais pontos reivindicados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirmam que a greve é geral e todos os 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios aderiram à greve.

“A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família”, afirmou em nota a Findect.

“Mesmo com a mediação do TST, a empresa não recebe os representantes dos trabalhadores há mais de 40 dias e se nega a negociar, pois insiste em reduzir benefícios que rebaixariam ainda mais o salário da categoria, que já é o pior entre todas as estatais”, disse a Fentect.

O que diz a estatal

Em nota, a direção dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, “considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões”.

A estatal ainda não divulgou balanço sobre os impactos da greve, mas fala em “paralisação parcial”. “O principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”, disse a empresa.

O estagiário está sob a supervisão da editora-chefe Julia Vasquez

Funcionários dos Correios entraram em greve na manhã desta quarta-feira (11). — Foto: Everson Moreira/RPC

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coleta de lixo será antecipada na segunda-feira (29) devido ao jogo da Seleção Brasileira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), informa que, em razão da alteração no expediente...

Misto Esporte Clube volta ao Madrugadão para defender invencibilidade na Série B do Estadual

O Misto Esporte Clube reencontra sua torcida neste sábado (27), no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas ás 15:00 horas (Horario do MS) contra o...

Operação da PF mira suspeito de armazenar conteúdo de abuso sexual infantil pela internet

Operação Escudo de São Miguel V foi deflagrada nesta sexta-feira e investiga crimes graves praticados no ambiente digital contra crianças e adolescentes