16/08/2013 – Atualizado em 16/08/2013
Objetivo da ação foi acompanhar a apresentação de projetos referentes à segunda etapa do PAC II
Por: Assessoria
Por solicitação da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde do Maranhão (Suest-MA), o Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), da Presidência da instituição, providenciou o apoio técnico da Superintendência Estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul (Suest-MS) para as entrevistas do processo seletivo do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) para Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES). A Funasa de MS enviou o engenheiro Daniel Silva à Suest-MA para auxiliar nos trabalhos que ocorreram na capital do Maranhão, São Luis, entre os dias 17.07 à 03.08.
O objetivo da ação foi acompanhar a apresentação de projetos referentes à segunda etapa do PAC II para as entrevistas técnicas dos 170 projetos selecionados para 87 municípios do estado. O chefe da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp) da Funasa de MA, Luiz Mochel, afirma que atualmente conta com uma equipe de quatro engenheiros, e que a participação da Suest-MS foi muito importante, pois possibilitou que as análises fossem feitas em tempo hábil. “Agradeço a participação do Daniel Silva nas nossas entrevistas, sua experiência e competência contribuíram muito para o bom andamento dos trabalhos”, ressalta Mochel.
O engenheiro da Funasa de MS entrevistou uma média de duas propostas por dia e destaca que “foi uma experiência muito produtiva, pude conhecer a realidade dos municípios maranhenses, o que com certeza agrega muito para o que é feito na Suest-MS”, afirma Daniel Silva. Na ocasião o engenheiro pode detectar, ainda, que as solicitações para Sistemas de Abastecimento de Água do Maranhão são muito parecidas com as do Mato Grosso do Sul, sendo em sua maioria para áreas rurais.
Para o superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, o trabalho conjunto entre as Suests proporciona mais celeridade nas ações que beneficiam a população. “É uma satisfação para a equipe da Funasa de MS poder contribuir com a experiência das obras realizadas aqui para outra Superintendência”, reitera Teruel .
