27/07/2013 – Atualizado em 27/07/2013
Por: Assessoria
Para a estruturação da IV Conferencia Municipal de Meio Ambiente, a Funasa de MS acompanhou na última semana, 17.07, a reunião de deliberações das atividades do evento. O Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Fundação Nacional de Saúde atua na organização da Conferência Estadual, e também está presente no apoio às municipais e regionais.
A reunião da Comissão Organizadora (Coe) realizada no Centro de Atendimento ao Cidadão, em Campo Grande, aconteceu para aprovar o regimento interno da etapa na Capital, que acontecerá nos dias 26 e 27 de julho, além de tirar dúvidas relacionadas às propostas apresentadas na ocasião e decidir os temas da programação da conferência.
Conforme conclusão obtida na reunião, a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente visa, por meio de debates, falar sobre as políticas nacional, estadual e municipal de resíduos sólidos; promover a participação social e discussão entre governo, sociedade civil e entidades representativas sobre o tema, contribuir com a elaboração de propostas para a gestão municipal e para a conferência estadual; produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda e educação ambiental.
O técnico do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa de MS, Gregório Correa, relembra que as discussões de âmbito municipal irão compor a Conferência Estadual, e os resultados levados para a nacional. Durante a etapa em Campo Grande também será apresentado pela analista ambiental do ministério do meio ambiente, Mariana Alvarenga, um painel sobre resíduos sólidos urbanos, abrangendo diversas vertentes do tema que contribuirão para o desenvolvimento dos debates da conferência.
O superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, afirma que “a participação da Fundação na IV Conferência Municipal do Meio Ambiente é muito aguardada pelos servidores, pois é a primeira etapa para o evento estadual. Além disso, é uma oportunidade ímpar de participar efetivamente da organização de um evento deste porte, sendo possível adquirir mais conhecimento com as palestras e exposições do evento”.
A Conferência Estadual do Meio Ambiente é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e a Funasa de MS com demais Instituições integrantes da Comissão Organizadora (Coe).
