30.8 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Funasa de MS participa de reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue

Saúde – 26/03/2012 – 13:03

Na última quarta-feira, 21.03, a Superintendência Estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul (Suest/MS), representada pelo servidor, Antonio Carlos Vilharva, do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), participou da primeira reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue do ano de 2012.

O encontro ocorreu no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitário em Campo Grande/MS e contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Planejamento (Planurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), entre outros.

Durante a reunião, os participantes trocaram experiências sobre as ações adotadas de cada setor e sugeriram metas para as próximas atuações. A Funasa de MS vem realizando ações de prevenção da proliferação do mosquito da dengue dentro do Órgão desde 2010, quando foi criada, a partir de uma recomendação da Funasa Presidência, a Comissão e a Brigada de Controle da Dengue nas superintendências.

Desde então, a Instituição faz o monitoramento em suas dependências para evitar que o local se torne propício para os criadouros da larva. Entre as ações realizadas está a aquisição de lonas para a cobertura dos carros que ficam no setor de transporte, evitando assim, que a água se acumule na lataria dos veículos.

Para o superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, “as ações realizadas pelo Comitê e pela Brigada ajudam a prevenir que a Dengue aumente, não só nos locais de trabalho, mais em nossa cidade e consequentemente no País. O Aedes aegypti não tem fronteiras, por isso todos devem cuidar do seu espaço, pois um mosquito que surge aqui pode picar pessoas a quilômetros de distancia”.

Segundo o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em 2011 foram notificados 5.857 casos de dengue e três óbitos. E este ano as notificações já ultrapassaram a marca de 1,4 mil.

Fonte: Dourados News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas homologa licitações para compra de medicamentos e controle de pragas em escolas

Contratos somam mais de R$ 108 mil e atendem áreas da Saúde e Educação do município

Projeto acelera recuperação da Mata Atlântica e reduz tempo de crescimento das espécies pela metade

Iniciativa na Bahia combina seleção genética e manejo para criar florestas mais resilientes às mudanças climáticas Uma iniciativa de restauração florestal na Mata Atlântica, desenvolvida...

Hospital Regional de MS mantém indicador máximo em segurança do paciente pelo quarto ano seguido

Unidade é referência estadual em alta complexidade e reforça qualidade no atendimento para moradores de Três Lagoas e região