32.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Fui usado para acalmar a imprensa no dia do corte do “Jatobá”, desabafa artesão

16/10/2013 – Atualizado em 16/10/2013

Em sua página, o artesão comenta sobre a promessa não cumprida feita pela diretora do departamento, Vicki Vituri

Por: Marco Campos com fotos de autoria do artesão Narciso (facebook)

O entalhador Wilson Narciso foi o profissional escolhido pelo Departamento de Cultura para manter vivas as tradições de Três Lagoas, e em especial na conservação do Jatobá, patrimônio histórico de Três Lagoas. Ele fala sobre o episódio que o envolveu na recuperação da árvore centenária, por entender ser um ato público e que todo cidadão tem o direito e o dever em saber onde está sendo aplicado os recursos municipais, e por se sentir incomodado com a situação até agora inexplicável, sobre os fatos que entende não estar claros por parte da secretaria.

A Rádio Caçula em continuidade a “Reportagem da Semana” referente à divulgação e abandono dos galhos e tronco da árvore centenária do “Jatobá” em Três Lagoas, conseguiu de forma exclusiva saber onde se encontrava a árvore cortada na manhã do dia 28 de maio de 2013. O local será mantido em sigilo a pedido da fonte que repassou a informação a reportagem da Rádio Caçula.

As fotos mostradas neste site comprovam o pleno descaso com um dos patrimônios históricos mais antigos do Município, que estava situado na Avenida Filinto Müller, na região do bairro Lapa.

No dia do corte da árvore, o Departamento Municipal de Cultura de Três Lagoas divulgou a imprensa local os motivos da sua derrubada e outros fatores que os profissionais da imprensa poderiam ter naquele dia. Na ocasião, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal informou em seu site oficial – treslagoas.ms.gov.br – que a árvore havia sido levada para o ateliê do entalhador três-lagoense Wilson Narciso de Souza, mas isto não aconteceu.

O entalhador Wilson Narciso em sua página pessoal no Facebook criticou a relação entre ele e o departamento de Cultura, escrevendo dizeres que com certeza que foi usado para acalmar a imprensa no dia do corte do “Jatobá”.

Em sua mensagem, o profissional pede o pagamento do seu trabalho e diz que até o presente momento não recebeu dinheiro algum da prefeitura para restaurar o “Jatobá”, além de declarar que estava muito entusiasmado com este trabalho, porque ama o que gosta de fazer.

Após a sua derrubada, a árvore centenária chegou a ter um preparo especial pelo artesão e devido nada ter sido cumprido pela diretora do departamento, Vickie Vituri, o artesão desistiu do seu trabalho na árvore, que tanto gosta.

Este Patrimônio histórico de Três Lagoas está desta forma, abandonado pelas autoridades e sem qualquer tipo de tratamento para sua recuperação e uma data para ser recolocado na avenida, conforme foi anunciado na época pelo secretário de Meio Ambiente que disse: “Logo que for removido o velho jatobá, o local será rearborizado, “observando-se os parâmetros do paisagismo urbano”, disse Milton Gomes Silveira.

Mas o que apresenta as fotos nesta reportagem não condiz à realidade da prefeitura. O ambiente até então, muito visitado por turistas e moradores da região, se tornou um local adequado restos de construção.

A reportagem da Rádio Caçula entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal para comentar sobre o caso tendo sido informado que será divulgado de forma oficial nesta quinta-feira (17) em uma nota de esclarecimento.

O artesão que fez o desabafo em sua página pessoal no Facebook não foi encontrado pela reportagem para comentar sobre o caso.

Comentários tirado da sua pagina do facebook

Local onde está abandonado o

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.