Nuvem de gafanhotos passa pela Argentina nos últimos dias
02/07/2020 09h18
Por: Deyvid Santos
BRASIL – O frio trazido pelo ciclone bomba que atinge a região sul do Brasil pode frear a chegada da nuvem de gafanhotos no país, de acordo com o meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operações e Modelagem do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Os insetos sobrevoam a Argentina nos últimos dias e preocupam autoridades brasileiras.
“O frio trazido pelo ciclone deve acabar com eles. Pode gear e até nevar nas serras do Sul e isso é um obstáculo intransponível para os gafanhotos, que não sobrevivem em tão baixas temperaturas”, disse em entrevista.
As autoridades argentinas encontraram os gafanhotos em uma propriedade rural do país, na província de Corrientes, de acordo com o Senasa (Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina).
Também ontem, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, no Diário Oficial da União, portaria que estabelece diretrizes para “Plano de Supressão e Medidas Emergenciais” a serem aplicadas caso a praga (Schistocerca cancellata) chegue ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.
Agora, a chance dos insetos cruzarem a fronteira diminui por conta do ciclone bomba e da baixa temperatura. O fenômeno provocou 10 mortes, sendo nove em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul. O ciclone ainda causou queda de árvores, destelhamentos e gerou falta de luz nos dois estados.
Informações do site UOL
