21.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de julho, 2022

Frio reduz procura para doação de sangue no Hemosul

Enferemeira Mariana Spirandeli, do Hemosul de Três Lagoas foi a entrevistada do “Programa Toninha Campos” na manhã desta quarta (25).

Infelizmente neste período do ano, o estoque de sangue do Hemosul fica baixo, o que é uma péssima notícia para quem precisam de transfusão, necessária no tratamento de algumas doenças. No programa “Toninha Campos” da Caçula FM desta quarta (25), a enfermeira Mariana Spirandeli, do Hemosul de Três Lagoas, falou sobre essa situação que preocupa a todos.

Segundo a enfermeira, a procura para a doação neste momento em que os dias estão mais frios acaba sendo baixa pela população, obtendo uma menor quantidade de doadores do que o local é acostumado a receber. Em relação ao estoque, foi notado uma diminuição, com o tipo de sangue A+ baixo devido a alguns pacientes estarem fazendo uso deste tipo, além de alguns doadores não pertencerem a este tipo sanguíneo, além dos mais usados, como o O+. Segundo Mariana, uma doação de sangue pode salvar até mesmo quatro vidas.

Mariana explicou que para aqueles que possuem interesse em fazer sua doação, é preciso seguir algumas regras, como de ter 18 anos até 60 anos, se nunca tiver doado, e para quem já doou, até os 65 anos. Para quem tem entre 16 anos até a maior idade, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis, e de estar alimentado e descansado.

Para quem se vacinou contra a Covid-19, Mariana recomendou que aguarde no máximo sete dias após a aplicação, sendo Janssen, AstraZenca ou Pfizer. Já para quem recebeu a dose da CoronaVac, é necessário aguardar 48 horas após receber o imunizante. Este mesmo prazo é valido para quem recebeu a vacina contra a gripe. Quem passou por exames de colonoscopia ou endoscopia, é necessário aguardar seis meses para realizar sua doação. Para quem possui piercing ou tatuagem, também pode doar, mas somente depois de um ano de sua realização. No momento da doação, também é necessário apresentar um documento com foto.

O Hemosul funciona de segunda a sexta, das 7h até as 12h, funcionando também aos sábados, e é localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520, no bairro Colinos, ao lado da Clínica da Mulher e de fronte ao Exército Brasileiro. Informações podem ser obtidas pelos números (67) 3522.7959, ou pelo WhatsApp (67) 9.9270.0312.

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido