27.3 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Frente Parlamentar comemora crescimento das Cooperativas em MS

05/07/2013 – Atualizado em 05/07/2013

Por: Assessoria

O ramo das cooperativas tem muitos motivos para comemorar mais um Dia Internacional do Cooperativismo devido ao crescimento e confiabilidade entre os cooperados e clientes, fator que promove um crescimento forte no setor. A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) designou o tema “Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise” para 2013.

O deputado Marcio Monteiro (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Agronegócio e Cooperativismo de Mato Grosso do Sul, falou nesta manhã (4/7) sobre a força da união das pessoas em torno de objetivos comuns. Este ano a comemoração será no dia 6 de julho. O presidente da OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras em MS), Celso Regis, também esteve presente na Assembleia Legislativa.

Marcio Monteiro destacou a economia positiva dos cooperados. “Estamos vivendo um emaranhado de muitos conflitos e crises de uma economia centrada no sistema capitalista. Essa situação acabou valorizando ainda mais o cooperativismo, de uma forma mais solidária ao exercer o capitalismo, por isso tenho um apreço e respeito muito grande pelo sistema cooperativista”, explicou o parlamentar.

Para Celso Regis, a crise financeira atual é um exemplo claro do perigo de se valorizar o ganho em curto prazo sobre a viabilidade em longo prazo. “As crises globais que vivenciamos derivam de um modelo de negócio que coloca retorno financeiro à frente da necessidade humana”.

De acordo com a OCB/MS, no Estado a força do cooperativismo é representada com credibilidade em vários setores que movem uma grande fatia da economia.

Números – Este ano a OCB/MS comemora a 7ª Semana do Cooperativismo. A instituição apresenta alguns números sobre os cooperados no Estado, que já contempla 98 cooperativas em vários setores, como: agropecuário, consumo, crédito, educacional, produção, turismo e lazer, infraestrutura, saúde, trabalho e transporte, somando aproximadamente 125 mil cooperados e gera algo em torno de 5 mil funcionários.

Também é apontado que 80% do algodão e mais de 60% da soja e do milho são produzidos por produtores que são cooperados de uma cooperativa agrícola do Estado, cujas cooperativas armazenam e comercializam esses produtos. Por outro lado, praticamente 100% da suinocultura e 25% do leite produzido no Estado são de cooperativas.

De acordo com a OCB/MS, no Estado a força do cooperativismo é representada com credibilidade em vários setores que movem uma grande fatia da economia.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...