Instabilidades provocadas por baixa pressão e transporte de umidade aumentam a nebulosidade e elevam o risco de tempestades localizadas na região.
Após dias de tempo seco e firme, Três Lagoas deve enfrentar mudanças significativas nas condições climáticas nesta segunda-feira, 28, segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC-MS).
A previsão indica o predomínio de sol nas primeiras horas do dia, mas com aumento gradual da nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas ao longo do período. O cenário também aponta risco para tempestades localizadas, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Essa mudança no tempo está relacionada à aproximação de uma frente fria, associada ao transporte de calor e umidade vindo do norte do país. Além disso, a presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão atmosférica) contribuem para intensificar as instabilidades na região leste do estado.
Para a região de Três Lagoas e o chamado “bolsão” sul-mato-grossense, os termômetros devem registrar mínimas entre 17°C e 20°C, com máximas entre 28°C e 35°C. Segundo o CEMTEC, entre os dias 29 e 30 de julho, o avanço da massa de ar frio pós-frontal deve provocar as menores temperaturas do mês em Mato Grosso do Sul.
As mínimas podem variar entre 8°C e 12°C, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado. Há também a possibilidade de registros pontuais de temperaturas entre 5°C e 7°C. Diante da previsão, recomenda-se atenção redobrada com mudanças bruscas de temperatura, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. Além disso, motoristas devem estar alertas a chuvas repentinas e ventos fortes nas estradas da região.