22 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Freira brasileira torna-se a pessoa mais velha do mundo

Após a morte da japonesa Tomiko Itooka, a freira brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo. A informação foi confirmada neste sábado (4) pelo instituto Longeviquest, que reúne dados sobre longevidade global.

Nascida em São Francisco de Assis (RS), Inah vive atualmente em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil. Ela ingressou na vida religiosa aos 16 anos, estudando no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Ao longo de sua vida, morou em Montevidéu, no Uruguai, e no Rio de Janeiro, antes de retornar ao Rio Grande do Sul.

Reconhecimento do Papa Francisco

Ao completar 110 anos, Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco, acompanhada de um certificado que ela mantém exposto em seu quarto. Em janeiro de 2022, foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil, após a morte de Antônia de Santa Cruz. Em julho do mesmo ano, recebeu a validação do Longeviquest como a pessoa mais velha da América Latina, após o falecimento da colombiana Sofia Rojas.

Título ainda não formalizado pelo Guinness

Embora o Guinness World Records tenha validado Tomiko Itooka como a pessoa mais velha do mundo, ainda não anunciou oficialmente quem assumirá o título após sua morte. Inah Canabarro Lucas aguarda a formalização do reconhecimento pelo livro dos recordes.

Com informações Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado

“Se Bolsonaro me imputar essa missão, não tem como dizer não”, afirma Pollon sobre vaga ao Senado

Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) afirmou, em entrevista, que pode reavaliar sua pré-candidatura ao Senado...