22.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 9 de fevereiro, 2026

Frango Vida impulsiona avicultura e formação profissional em MS

Programa estadual fortalece a cadeia produtiva e estimula criação de escola avícola

O Programa Frango Vida, do Governo de Mato Grosso do Sul, tem fortalecido a avicultura estadual e impulsionado novos projetos voltados à qualificação de mão de obra. Com mais de R$ 66 milhões já destinados à retomada e expansão do setor, a iniciativa passou a estimular a criação de uma Escola Avícola, proposta apresentada ao governador Eduardo Riedel por representantes da Câmara Setorial da Avicultura e de associações de produtores.

A proposta foi entregue durante a Exposidrolândia e prevê a implantação de uma estrutura permanente para capacitação de trabalhadores e formação de novos profissionais. A iniciativa surge em meio à ampliação de projetos de novos aviários e à necessidade de modernização da atividade, fatores que aumentaram a demanda por mão de obra qualificada no setor.

Segundo produtores envolvidos na proposta, a criação da escola tem como foco principal a sucessão geracional e o incentivo à permanência dos jovens no campo. A ideia é oferecer formação técnica estruturada, ampliando o acesso ao conhecimento e profissionalizando a atividade avícola no Estado.

O projeto conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e teve como referência visitas técnicas a um aviário-escola no Paraná. A proposta foi debatida na Câmara Setorial da Avicultura e apresentada ao Governo do Estado, que recebeu o projeto de forma positiva. Parlamentares e o município também sinalizaram apoio financeiro para viabilizar a construção e a equipagem da unidade.

Grande parte do avanço registrado na avicultura sul-mato-grossense é atribuída ao PROAPE, programa estadual implantado em 2023 que estabelece critérios técnicos, ambientais e sanitários para acesso aos incentivos, incluindo o Frango Vida. Atualmente, o programa contabiliza mais de 300 cadastros aprovados e mais de 159 milhões de animais abatidos no Estado.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, o modelo adotado vai além do incentivo financeiro, exigindo dos produtores o cumprimento de normas que elevam o padrão sanitário e ambiental da produção, fortalecem a segurança alimentar e garantem sustentabilidade à cadeia produtiva.

Sidrolândia se destaca como o maior polo produtor de aves de Mato Grosso do Sul, com produção diária estimada em 210 mil frangos. Somado ao polo de Dourados, o Estado registra aproximadamente 180 milhões de aves abatidas por ano.

A criação da escola avícola é apontada como um marco para o setor, ao suprir a carência de formação profissional estruturada e contribuir para a consolidação da avicultura como atividade estratégica para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.

com informações Agência de noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Posse da nova Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Na última sexta-feira, dia 06, aconteceu a cerimônia de posse da nova Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em uma noite marcada...

2°BPM lança ‘Operação Volta às Aulas’ para reforçar segurança em escolas

Ação intensificará policiamento e controle do trânsito em Três Lagoas e municípios vizinhos

Rádio Patrulha prende suspeito de furto de fiação elétrica em praça de Três Lagoas

Indivíduo foi flagrado em ação durante patrulhamento no último sábado, 07