16.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

França obriga motoristas a terem seu próprio bafômetro

Internacional – 03/07/2012 – 13:07

Os motoristas têm novas obrigações legais na França. Uma das exigências, que está em vigor desde anteontem, obriga-os a ter um bafômetro no veículo. Quem desobedecer pode ter de pagar multa –o valor é equivalente a R$ 27– e está sujeito também a perder pontos na carteira.

A partir de novembro, a legislação vai passar a valer também para os estrangeiros que dirijam no país.

A iniciativa foi lançada ainda no governo Nicolas Sarkozy e visa diminuir as mortes causadas por embriaguez ao volante. Segundo as estatísticas francesas, o álcool está ligado a 30% das mortes registradas em acidentes de trânsito. No Reino Unido, o mesmo índice é de 17%.

A ideia dos legisladores franceses é apelar para um exame de consciência do motorista. De posse do próprio bafômetro, o condutor avaliaria seu nível de embriaguez e decidiria dirigir ou passar o carro para outra pessoa.

As novas regras também exigem que os veículos estejam equipados com triângulo e coletes de sinalização.

A entrada em vigor da exigência do bafômetro fez o produto escassear no mercado francês. Por causa disso, as multas serão perdoadas nos próximos quatro meses.

Fonte: Bol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coleta de lixo será antecipada na segunda-feira (29) devido ao jogo da Seleção Brasileira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), informa que, em razão da alteração no expediente...

Misto Esporte Clube volta ao Madrugadão para defender invencibilidade na Série B do Estadual

O Misto Esporte Clube reencontra sua torcida neste sábado (27), no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas, pela segunda rodada da Série B do Campeonato...

Operação da PF mira suspeito de armazenar conteúdo de abuso sexual infantil pela internet

Operação Escudo de São Miguel V foi deflagrada nesta sexta-feira e investiga crimes graves praticados no ambiente digital contra crianças e adolescentes