As intensas chuvas que desde quinta-feira (16/01) atingem várias regiões de Santa Catarina deixaram ao menos 781 pessoas desabrigadas em todo o estado. Segundo a Secretaria Estadual da Proteção e Defesa Civil, nove cidades catarinenses decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Ilhota, Palhoça, Porto Belo, São José e Tijucas.
Resgates e ocorrências
Desde a madrugada de ontem até às 10h30 desta sexta-feira (17/01), o Corpo de Bombeiros atendeu a 366 ocorrências em 27 municípios, auxiliando 2.007 pessoas, a maioria isolada em locais alagados. “A corporação continua no salvamento e resgate de pessoas e animais nas regiões da Grande Florianópolis e do litoral norte catarinense”, afirmou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jefferson de Souza. Dez caminhões-tanque foram disponibilizados para auxiliar na limpeza das cidades.
Tragédia e salvamentos
Em Governador Celso Ramos, um pescador de 72 anos morreu afogado após ser levado pela correnteza enquanto verificava sua embarcação. Cerca de 700 trabalhadores ilhados foram resgatados com a ajuda de uma mangueira de viatura estendida como “linha de vida”. Parte de um quartel do Corpo de Bombeiros na cidade desabou, cena que viralizou nas redes sociais.
Emergência e mobilização
O decreto de emergência permitirá a rápida obtenção de recursos financeiros e materiais dos governos estadual e federal, além da mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil e a implementação de um Plano Emergencial de Resposta aos Desastres.
Chuvas e danos
O maior volume de chuvas foi registrado em Biguaçu, na Grande Florianópolis, com 391 milímetros em 24 horas, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro. A força da água causou deslizamentos, alagamentos e abriu uma cratera na BR-101. Em Florianópolis, duas pessoas ficaram feridas após a queda de um muro, e bombeiros resgataram uma mulher e seu filho de um veículo ilhado.
Alerta em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú está em alerta máximo para deslizamentos, com 42 pontos de risco monitorados. Defesa Civil, agentes de trânsito e guardas municipais atenderam a mais de 170 ocorrências, incluindo quedas de árvores, resgates e acidentes de trânsito. Vídeos mostram a beira-mar alagada, com carros submersos e edifícios ilhados.
Previsão do Tempo
Segundo o Ciram, as condições para chuvas persistem até esta tarde, com melhoria prevista para a noite. O fim de semana deve ser de sol e calor, com chuvas típicas de verão. Para reduzir a circulação de pessoas, o governo estadual autorizou servidores públicos das cidades afetadas a trabalharem remotamente nesta sexta-feira.
Com informações Agência Brasil