16.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Flávio Castelo Branco destaca ações para melhorar competitividade da indústria

Economia – 24/05/2013 – 11:05

O gerente-executivo da unidade de política econômica da CNI realizou palestra na Capital como parte da programação da Semana da Indústria

Como despertar a indústria para um novo ciclo de investimento? Com esse questionamento o gerente-executivo da unidade de política econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Flávio Castelo Branco, iniciou a palestra desta quinta-feira (23/05) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), como parte da programação da Semana da Indústria, promovida pela Fiems. Na palestra “Indústria: Tendências e Desafios”, ele apontou ações que estão em curso e outras ainda a serem tomadas para alavancar a competitividade industrial, além de elencar os principais gargalos.

Flávio Castelo Branco apresentou o chamado diagnóstico agenda da competitividade em que aponta problemas de aspectos conjunturais, estruturais e institucionais, que interferem no desenvolvimento industrial do País. “Nos aspectos conjunturais existem questões como taxa de juros; demanda internacional reprimida e elevado custo de mão de obra. Nos institucionais podemos citar o sistema tributário complexo e oneroso, a dificuldade de acesso ao crédito e a forte burocracia, enquanto nos estruturais aparecem gargalos em infraestrutura, sistema logístico insuficiente, baixa qualificação da mão de obra e alto custo de energia”, elencou.

A partir dos apontamentos, ele destacou que a ampliação dos investimentos é o que impulsiona o crescimento vigoroso e, para isso, há a necessidade de ações, algumas já em curso e outras a serem tomadas. “Dentro das ações em curso destacamos a desoneração da folha, a redução do custo de energia elétrica, a MP (Medida Provisória) dos Portos, a reforma do ICMS e a resolução 13 (ICMS). Já as ações a serem tomadas envolvem a redução da burocracia, diminuir a carga tributária, facilitar o acesso ao crédito, melhorar a qualidade da educação formal e profissional e o investimento em infraestrutura”, disse.

Por fim, Flávio Castelo Figueiredo apresentou o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, para que ela chegue com condições de competitividade, seja sustentável, produza com menos recursos e com custos menores. “O esforço de um não resolve muita coisa. A força da transformação da sociedade vem da sociedade, por isso a importância da união para produzir mais, vender mais, empregar mais pessoas. É através do crescimento da produção que o Estado deve buscar o recurso. Não se pode aumentar a fatia antes da hora para não abafar o esforço do empresário o mapa nos traz justamente isso à parceria do setor produtivo com o Governo”, finalizou.

O vice-presidente da Fiems, Alonso Resende do Nascimento, destacou a importância da escolha do tema. “Uma palestra bastante didática com muita clareza para possamos entender com facilidade a conjuntura econômica. Ele nos apontou os gargalos e o que precisa ser feito para superá-los”, pontuou. Já o gerente-regional da CEF (Caixa Econômica Federal), Cláudio Rubbo, reforçou as referências positivas que tem do palestrante. “Trabalho com pessoas jurídicas, por isso é importante buscar a atualização”, declarou.

Para o diretor da Fiems, Alfredo Fernandes, os empresários sul-mato-grossenses puderam participar de uma palestra com a maior autoridade em economia do Brasil. “Ele nos trouxe informações fundamentadas. Ele tem conhecimento profundo do que diz e é o responsável pelo setor de economia da CNI, precisamos aqui destacar que a CNI é o maior órgão patronal do Brasil”, avaliou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...

Colisão entre carro e bicicleta deixa ciclista ferida no Centro de Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Av. Eloy Chaves com a rua Orestes Prata Tibery, onde vítima foi socorrida pelo SAMU.